Carro alegórico da escola de samba Pérola Negra no Carnaval 2025
Felipe Araujo/Liga-SP
Carnaval SP
O samba de 'Exu Mulher'
A escola de samba Pérola Negra é a campeã do Grupo de Acesso 2 do Carnaval de São Paulo deste ano.
A agremiação apresentou o enredo "Exu-Mulher e o Matriarcado Nagô", desenvolvido pelo carnavalesco Rodrigo Meiners, que se inspirou no livro de mesmo título, da jornalista e pesquisadora Cláudia Alexandre.
A obra aborda a masculinização e a demonização do orixá Exu, e reflete como historicamente a presença feminina de Exu foi ocultada no Brasil devido às imposições coloniais e ao racismo religioso. O livro também recebeu o Prêmio Jabuti Acadêmico 2024, maior prêmio literário brasileiro para pesquisadores.
Exu, transformação A força do universo Cria de Olodumaré Faísca, evolução Que pulsa no candomblé Eu sou da ralé, ooh Você me excluiu e rejeitou Mas vou seguir a minha fé Na luta e resistência da mulher Trecho Samba-Enredo 2025 - Pérola Negra
A Escola Fundação Itaú lançou dois cursos gratuitos para auxiliar professores sobre a cultura afro-brasileira e indígena nas escola. As inscrições são gratuitas e com certificados.
O IMS Paulista (Av. Paulista, 2424, SP) traz a primeira exposição individual no Brasil de Zanele Muholi (1972, Umlazi, África do Sul), um dos nomes mais aclamados da fotografia contemporânea.
O Canal Futura lançou a série Mutirão Saúde, que aborda a saúde da população negra. A apresentação é de Luana Xavier, e os episódios estão disponíveis no Globoplay.
Gostou desta newsletter? Encaminhe para alguém que você acha que também pode gostar. Recebeu de alguém? Inscreva-se para receber diretamente no seu email.
Você recebeu este email porque assinou a newsletter Nós Negros. Conheça as demais newsletters do UOL.
Assine o UOL e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo, colunistas exclusivos e muito mais. Cancele quando quiser.
Para cancelar o recebimento desta newsletter, clique aqui.