Investidores acompanham dados no Brasil e nos EUA, enquanto aguardam decisões de política monetária globais.
Terça-feira, 16 de setembro de 2025Tempo de leitura: 05 minutos
Bom dia, Investidor!
Suno Call
Resumo do Editor
Nesta terça-feira, os investidores acompanham a divulgação de dados econômicos no Brasil e nos Estados Unidos, enquanto aguardam as decisões de política monetária que serão anunciadas ao longo da semana pelo Copom, pelo Federal Reserve e também por outros bancos centrais.
Somos nós que forjamos as correntes que usamos em nossas vidas
Charles Dickens, escritor
🔓 CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES 🔓
SUNO CALL #1889
O longo prazo sempre vence
Ao olhar para trás, o investidor brasileiro pode ter a impressão de que crises são a regra, não a exceção. A nova carta da Ártica Capital faz uma retrospectiva contundente dos últimos 30 anos da economia nacional, uma trajetória marcada por instabilidade cambial, inflação fora de controle, escândalos políticos, choques externos e colapsos fiscais.
No entanto, apesar do cenário desafiador, o que fica claro é que quem se manteve investido, especialmente em ativos reais e produtivos, foi amplamente recompensado. A crise pode ser inevitável. O retorno, no entanto, é opcional, e depende da disciplina do investidor.
A carta revisita episódios emblemáticos. No início dos anos 1990, o Brasil vivia uma das maiores inflações do mundo...
Dados econômicos dão o tom antes das decisões de juros
Os mercados iniciam esta terça-feira atentos a uma série de indicadores que podem influenciar os próximos passos da política monetária.
Nos Estados Unidos, saem hoje os números de vendas no varejo e da produção industrial referentes a agosto, além dos estoques empresariais de julho. Os resultados devem reforçar ou suavizar a expectativa de corte de 0,25 ponto percentual pelo Federal Reserve, que decide sua taxa de juros amanhã.
No Brasil, o destaque será a divulgação dos dados de desemprego de julho pelo IBGE. A publicação estava prevista para agosto, mas foi adiada por ajustes técnicos. Os números de agosto, por sua vez, devem ser anunciados somente no fim deste mês.
O Comitê de Política Monetária (Copom) inicia hoje sua reunião, com decisão marcada para a quarta-feira. O consenso é de manutenção da Selic em 15% ao ano. Além do Fed e do BC brasileiro, outros bancos centrais, como o da Inglaterra e o do Japão, também divulgarão suas decisões nos próximos dias.
Bolsas na Europa e Ásia
Na Europa, as ações operam no vermelho, pressionadas por bancos e seguradoras sensíveis aos juros, em dia de cautela antes do anúncio do Fed. Às 8h30:
STOXX 600: -0,24%
DAX (Alemanha): -0,45%
FTSE 100 (Reino Unido): -0,29%
CAC 40 (França): -0,09%
IBEX 35 (Espanha): -0,71%
FTSE MIB (Itália): -0,42%
Na Ásia, o tom foi de volatilidade, com investidores avaliando as incertezas nas negociações comerciais entre EUA e China. A expectativa é de que Trump e Xi Jinping conversem na sexta-feira (19), após um acordo-quadro sobre o TikTok. A tensão aumentou com a acusação da China de que a Nvidia violou a lei antimonopólio local.
Nikkei (Japão): +0,32%
Shanghai SE (China): +0,04%
Taiwan: -0,46%
KOSPI (Coreia do Sul): +1,24%
Hang Seng (Hong Kong): -0,03%
Nifty 50 (Índia): +0,68%
ASX 200 (Austrália): +0,28%
Novo recorde do Ibovespa
Ontem, o Ibovespa teve um pregão histórico, com alta de 0,90%, aos 143.546,58 pontos — novo recorde de fechamento. Na máxima do dia, o índice chegou a 144.193,58 pontos, também o maior patamar da história.
O dólar caiu pela quarta sessão seguida frente ao real, fechando em R$ 5,256, menor valor desde 6 de junho de 2024.
O movimento acompanhou a desvalorização global da moeda americana: o índice DXY recuou 0,25%, aos 97,31 pontos.
Para ficar de olho 👀
Maiores pagadoras de dividendos: BB Seguridade (BBSE3) foi a grande protagonista de dividendos do ano, entregando R$ 4,26 por ação até agosto, o que representa um dividend yield (DY) de 11,32% — o maior entre as 51 empresas que integram o Índice Dividendos (IDIV B3). Leia mais.
Fundos multimercados: Os fundos multimercados brasileiros vêm reforçando a diversificação internacional como estratégia central diante das mudanças no cenário macroeconômico global. Entenda.
Investir no exterior: Investir no exterior é um objetivo de muitos investidores pessoa física, tendo em vista a busca por diversificação e a redução da exposição a riscos domésticos, por exemplo. Saiba mais.
Magazine Luiza em alta: As ações do Magazine Luiza (MGLU3) apareceram entre as maiores altas do Ibovespa nesta segunda-feira (15). O movimento ocorre em meio à queda dos juros futuros. Entenda.
GGRC11 vai às compras: Depois de anunciar a compra do galpão locado pela Renault do fundo VTLT11, e a intenção adquirir dois ativos do BLMG11, o fundo imobiliário GGRC11 foi às compras novamente. Saiba mais.
Gostou desta edição? Envie seu feedback respondendo este e-mail e encaminhe para um amigo se inscrever também.
Até amanhã, às 9h20!
Produzir um conteúdo altamente satisfatório não é fácil, e por isso, a gente investe muito em tempo, em pessoas e em conteúdos para trazer as principais notícias do dia. Nossa newsletter é enviada sempre às 09h20, para que você comece o dia bem informado sobre tudo o que acontece com o mundo dos negócios.
Marque a gente como "remetente confiável" e sempre ficaremos na sua caixa de entrada favorita! <3