Com IGP-10, Focus e encontro de Trump e Zelensky, semana começa com atenção dividida entre Brasil e exterior.
Segunda-feira, 18 de agosto de 2025Tempo de leitura: 05 minutos
Bom dia, Investidor!
Suno Call
Resumo do Editor
Investidores iniciam a semana atentos à reunião entre líderes internacionais para discutir a guerra da Ucrânia e às expectativas para o simpósio de Jackson Hole. No Brasil, IGP-10, IBC-Br e Focus estão no radar, além da repercussão dos últimos balanços corporativos.
"Sem disciplina, o talento não serve pra nada"
Cristiano Ronaldo, futebolista português
🔓 CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES 🔓
SUNO CALL #1868
A importância dos incentivos
Em março de 2023, o Silicon Valley Bank (SVB), um dos principais bancos voltados para startups e empresas de tecnologia nos Estados Unidos, entrou em colapso de forma repentina. A falência chocou os mercados e se tornou o maior fracasso bancário desde a crise financeira de 2008. O estopim foi uma corrida bancária motivada pela perda de confiança dos clientes após o banco revelar grandes prejuízos com sua carteira de investimentos. No entanto, como mostra John Huber, fundador e gestor de portfólio da Saber Capital Management, em um artigo, a verdadeira causa do colapso não foi apenas o pânico dos depositantes, mas sim uma série de decisões estratégicas mal calibradas, influenciadas por incentivos de curto prazo, que levaram o banco a comprometer seu capital e expor-se a riscos excessivos.
O colapso do Silicon Valley Bank é um caso emblemático de como os incentivos moldam comportamentos empresariais e, em última instância, os resultados...
Negociações sobre a guerra e indicadores econômicos no radar
Os investidores iniciam a semana atentos ao encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ao lado de líderes europeus.
As negociações acontecem após a reunião de Trump com Vladimir Putin, na sexta-feira, que não resultou em acordo, mas indicou alinhamento maior entre Washington e Moscou para buscar uma paz total em vez de um cessar-fogo temporário.
O principal evento econômico da semana será o simpósio de Jackson Hole, entre os dias 21 e 23 de agosto, quando o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, deve dar sinais sobre os rumos da política monetária americana.
Na Ásia, os mercados fecharam majoritariamente em alta, com destaque para Xangai, que atingiu o nível mais alto desde 2015, sustentado por liquidez abundante e alívio nas tensões comerciais. O índice já acumula alta de 22% desde abril.
Shanghai SE (China): +0,85%
Nikkei (Japão): +0,77%
Hang Seng (Hong Kong): -0,37%
Nifty 50 (Índia): +1,20%
ASX 200 (Austrália): +0,23%
Na Europa, as bolsas operam em leve queda, refletindo a cautela dos investidores antes do encontro entre Trump, Zelensky e líderes regionais.
STOXX 600: -0,20%
DAX (Alemanha): -0,33%
FTSE 100 (Reino Unido): -0,09%
CAC 40 (França): -0,79%
FTSE MIB (Itália): -0,28%
No Brasil, IGP-10 e Focus no radar
O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) avançou 0,16% em agosto, após queda de 1,65% em julho. No acumulado do ano, o indicador registra baixa de 1,27%, mas sobe 2,84% em 12 meses.
O Boletim Focus, divulgado nesta manhã, trouxe novas reduções nas projeções de inflação para 2025 e 2026, além de corte nas estimativas de crescimento do PIB para 2027.
Ibovespa acumula ganhos na semana
Na sexta-feira (15), o Ibovespa encerrou praticamente estável, com baixa de 0,01%, aos 136.340 pontos. Apesar da leve oscilação, a semana terminou positiva pela segunda vez consecutiva, com avanço acumulado de 0,31%.
O Banco do Brasil (BBAS3) foi o destaque da sessão. Após oscilar entre quedas fortes e leilões, o papel fechou em alta de 4,03%, refletindo a precificação do balanço com lucro e dividendos menores.
O dólar comercial recuou 0,35%, a R$ 5,398, enquanto os juros futuros fecharam em queda em toda a curva, diante das expectativas para a próxima decisão do Federal Reserve.
Para ficar de olho 👀
Agenda de dividendos: Esta semana começa com mais uma rodada de dividendos caindo na conta dos investidores, com destaque para a distribuição de proventos da Petrobras (PETR4). Saiba mais.
Projeções para Nubank: O Nubank (ROXO34) divulgou na semana passada o balanço do 2T25 e reportou um lucro líquido de US$ 637 milhões. Os resultados geraram reação positiva e diversas casas divulgaram relatórios analisando os números. Entenda.
Proventos de FIIs e Fiagros: Os investidores que acompanham o mercado de FIIs e Fiagros terão uma semana movimentada pela frente, marcada por diversas distribuições de dividendos. No total, 59 fundos já confirmaram pagamentos. Confira a lista.
Ganhos acima do Ibovespa: Investir no exterior pode ser mais simples e acessível do que parece. Atualmente, existem muitas opções de ETFs que oferecem exposição a uma variedade de ativos internacionais, com retornos acima do Ibovespa. Veja a lista.
IRB chama atenção após resultados: As ações do IRB Brasil RE (IRBR3) se destacaram no Ibovespa no pregão da última sexta-feira (15), com uma alta de 5% após a divulgação de resultados acima das expectativas para o segundo trimestre de 2025. Saiba mais.
Gostou desta edição? Envie seu feedback respondendo este e-mail e encaminhe para um amigo se inscrever também.
Boa semana e até amanhã, às 9h20!
Produzir um conteúdo altamente satisfatório não é fácil, e por isso, a gente investe muito em tempo, em pessoas e em conteúdos para trazer as principais notícias do dia. Nossa newsletter é enviada sempre às 09h20, para que você comece o dia bem informado sobre tudo o que acontece com o mundo dos negócios.
Marque a gente como "remetente confiável" e sempre ficaremos na sua caixa de entrada favorita! <3