
|
| | Nada é por acaso quando o assunto é o estilo parisiense. Fachadas simétricas, pedra clara e prédios baixos são resultado de uma grande reforma urbana, que transformou Paris no século 19. Mais que visual, o resultado virou símbolo do lifestyle da capital francesa. Entram o século 20 e o modernismo. Foi no final dos anos 1950 que o projeto de uma torre começou a ser desenhado para a Paris intramuros. Polêmica desde o início, a ideia exigiu mais de 10 anos, uma série de negociações políticas e até o envolvimento de um agente imobiliário – americano – para que a construção fosse autorizada. Em 1973, a capital conheceria o "futuro" com a inauguração da Tour Montparnasse, maior arranha-céu da cidade. O problema? Ninguém gostou. Desde sua abertura, o gigante de aço de 210 metros – altura apenas inferior à Torre Eiffel no skyline parisiense – destoa do estilo haussmanniano da cidade. Por conta dele, leis chegaram a ser aprovadas para impedir a construção de novas torres por lá. O Montparnasse virou piada. Diz-se, em Paris, que a vista da torre é a mais bela da cidade, justamente por não incluir o próprio prédio. Uma 'cicatriz' urbana, que agora ganha novo capítulo. Na reportagem especial desta semana, Matheus Doliveira conta como uma decisão recente pode transformar o Montparnasse de chacota em símbolo de vanguarda energética do país. |
Casa de Bamba Lá em 1973, enquanto o Montparnasse inclinava o olhar parisiense para o alto, uma geração brasileira fixava os pés no chão. Era a onda do Bamba, o icônico calçado brasileiro que andou por duas décadas nos pés de muita gente. Lançado ainda nos anos 1960 pela Alpargatas, o modelo nacional (e virtualmente indestrutível) ganhou as ruas e as prateleiras de supermercados, onde era vendido entre pães e doces. Com seu design descolado, inspirado nos, então caríssimos, Converse All Stars, virou febre – ao menos até que os modelos importados começassem a baratear por aqui. Desde 2023, no entanto, um trio de empresários busca reviver o hype Made in Brasil. Agora, após dois anos no e-commerce, o Bamba prepara seu próximo passo: o retorno ao varejo. Em entrevista a Erick Tedesco, a dona da marca, Julia Maringoni, conta os detalhes e estratégias para ver o pisante dar samba novamente |
|
|
|
|
| | | Explore o mundo com exclusividade |
O cartão de crédito Ultrablue do BTG Pactual é um convite para explorar o mundo com exclusividade, de um jeito só seu. Criado para quem busca experiências fora do comum, o Ultrablue dá acesso a momentos e serviços personalizados. Veja como solicitar o seu. |
|
|
|
Confira outras tendências e destaques de estilo de vida do Seu Dinheiro essa semana: |
|
| |
|
| | 👀 Gostou do Seu Dinheiro no seu sábado? Encaminhe esta newsletter para alguém que você acha que também vai gostar. |
|
| | MAIS SOBRE O AUTOR Eduardo do Valle Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), pós-graduado em Novas Tecnologias em Jornalismo (PUCPR) e em Jornalismo Cultural (FAAP/SP). Especialista em cultura e lifestyle com experiência em produção e edição de conteúdo para marcas como a LATAM Airlines e veículos como Rolling Stone Brasil, GQ Brasil e GNT. Seu Dinheiro, uma empresa de Empiricus Copyright © 2025 Seu Dinheiro. Todos os direitos reservados. |
|
Sobre esta newsletter: Você está recebendo este e-mail porque se inscreveu na newsletter do Seu Dinheiro. Enviamos oportunidades de investimento de nossos parceiros para que você possa ganhar dinheiro de forma estratégica – independente do seu perfil de investidor. |
|
| | | | | |
|
Admin Empiricus, Rua Joaquim Floriano, 913 - 4º andar São Paulo, SP, 04534013, BR