Investidor,
Neste ano, estarei representando a Suno no maior evento de investimentos do planeta: a reunião anual dos acionistas da Berkshire Hathaway, empresa de Warren Buffett e Charlie Munger.
No e-mail de hoje, vamos nos aprofundar sobre a história do braço direito de Buffett: Charlie Munger.
Para Charles Thomas Munger (ou simplesmente Charlie Munger, para os íntimos como o seu parceiro Warren Buffett), a habilidade de investir é apenas mais uma das subdivisões de uma arte muito maior, que ele classifica como sabedoria mundana.
Charlie, que nasceu em 1924 e deve completar o seu centenário em menos de dois anos, é o menos famoso (mas não menos importante) da dupla que toca a Berkshire Hathaway há mais de 40 anos.
Apesar da clara afinidade de ideias evidenciada pelos relatos de amigos e familiares que presenciaram a ocasião em que ele e Buffett se conhecerem, a sua mente multidisciplinar o diferencia a ponto dos seus pensamentos sobre a vida e serem únicos e raros, mas também precisos com uma consistência incomum.
Treinado no exército como meteorologista, também tendo atuado como advogado egresso da Harvard Law School, ao longo de sua vida Munger mergulhou em estudos sobre biologia, matemática e psicologia para construir as bases da sabedoria mundana que substancia a sua principal habilidade: tomar ótimas decisões de investimento.
Para ele, assim como na escola precisamos de ensinamentos generalizados antes de buscar especialização, para nos tornarmos ótimos investidores também precisamos de uma base robusta. Afinal, não há conhecimento real sobre as coisas com apenas fatos isolados, inúteis quando em posse de alguém sem habilidade para conectá-los de maneira lógica entre si.
"Para um homem com apenas um martelo, todo problema parecerá um prego."
Charlie Munger
Em outras palavras, para um indivíduo com habilidade de enxergar a realidade por somente um prisma, o que ele também costuma chamar de modelo mental, todos os problemas são distorcidos para se adequar a esse modelo.
Visando entrelaçar informações de modo que se tornem material para que decisões de investimento acima da média possam ser feitas, ele sugere o aprendizado de múltiplos modelos mentais que derivam de outras áreas de conhecimento, mas que também podem ter sua lógica aplicada no mundo dos negócios.
O que se percebe, de maneira geral, são os benefícios do que Charlie Munger costuma chamar de long-life learning: buscar ir dormir todos as noites com um pouco mais de sabedoria em relação à noite anterior.
Isoladamente, o conhecimento sobre uma área específica pode parecer pequeno e pouco proveitoso para quem deseja se tornar um ótimo investidor, mas ao longo do tempo ele tende a se conectar com as outras informações e gerar sinergias (quando um conjunto produz efeito maior que o que a mera soma individual das suas partes).
Essa espécie de aplicação da lógica dos juros compostos na construção de sabedoria mundana é o que Munger segue executando com os seus quase 100 anos de idade, sendo o principal quesito pelo qual o renomado investidor, com pitadas de filósofo moderno, atribui o seu sucesso.
O próximo Annual Meeting da Berkshire Hathaway, marcado para o dia 30/04/2022, será mais uma oportunidade para quem deseja absorver um pouco da sabedoria mundana de Charlie Munger, que estará presente durante toda a sessão de perguntas e respostas do evento.
Agora que você já conhece a história de Munger, na próxima edição iremos explicar a importância de você acompanhar este evento, finalizando assim a nossa série especial sobre o Annual Meeting.
Gostou do texto de hoje? Responda a este e-mail com sua opinião sobre esta série de conteúdos.
Por fim, não deixe de me seguir, nas redes sociais para acompanhar o evento!