|
A tecnologia parece acelerar o ritmo de desenvolvimento a cada dia que passa. Nos últimos anos, diante do avanço da inteligência artificial, muito se fala em profissões que correm o risco de extinção. Meu ofício de jornalista, por exemplo, é um dos que estariam ameaçados. É um risco. Faz parte. O fato é que quem para no tempo acaba ficando para trás em algum momento. Quem se familiariza com novas ferramentas de trabalho não tem apenas uma chance maior de perseverar em um determinado campo, mas fica diante da oportunidade de melhorar profissionalmente. A questão está na forma como lidamos com os avanços tecnológicos e no uso que fazemos deles. Nem sempre é o que acontece, mas, em tese, eles estão aí para nos ajudar. Ao longo das últimas décadas, diversos outros setores mudaram tão ou mais radicalmente que o jornalismo. A publicidade e o varejo são dois exemplos. Enquanto o varejo aprofunda cada vez mais a sinergia entre espaços físicos e canais digitais, a publicidade é cada vez mais personalizada. Se antes era preciso andar pelas ruas e corredores de shoppings para olhar as vitrines, hoje elas estão a apenas alguns cliques de distância. Diante disso, cada vez mais lojistas e marcas anunciam produtos em espaços publicitários e canais de vendas de grandes varejistas. Seja a Amazon, a Americanas, a Alibaba ou a Casas Bahia, as gigantes do varejo descobriram na estratégia de retail media uma espécie de mina de ouro. Quem não quer ficar para trás nessa corrida do ouro é o Magazina Luiza. Com 430 milhões de visitas por mês em seu site, a empresa renovou sua plataforma de mídia de varejo. Em entrevista à Tatiana Vaz, a diretora do Magalu Ad, Célia Goldstein, explica como a implementação do novo sistema pretende ajudar os cerca de 360 mil vendedores do marketplace do Magazine Luiza a fazer com que a mensagem certa chegue à pessoa certa. Enquanto isso, o Ibovespa começou 2025 com o pé levemente esquerdo. Para hoje, a agenda vazia e o recesso em Brasília desencorajam gatilhos para uma eventual recuperação. |
|
| | O que você precisa saber hoje |
|
BEM-VINDO DE VOLTA, DÓLAR QUANT POWERED BY EMPIRICUS RESEARCH |
|
Uma ótima sexta-feira e um excelente fim de semana para você! |
| | 👀 Gostou da edição de hoje? |
|
| Sinta-se à vontade para responder este e-mail com comentários, dúvidas e sugestões. |
|
|
|
|
| | MAIS SOBRE O AUTOR Ricardo Gozzi É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil. COLABORAÇÃO Dani Alvarenga |
Seu Dinheiro, uma empresa de Empiricus Copyright © 2025 Seu Dinheiro Todos os direitos reservados. |
| | | | | |
|
Admin Empiricus, Rua Joaquim Floriano, 913 - 4º andar São Paulo, SP, 04534013, BR