Portal da Mulher

Espere o resultado da busca para ter acesso ao conteúdo desejado
Demora um pouco, mas você terá acesso aos melhores pratos e dicas de saude!

Portal da Mulher

Link to Portal da Mulher

SAÚDE DA MULHER: ENDOMETRIOSE ENGORDA?

Posted: 13 Dec 2018 03:01 PM PST


Muitas mulheres acometidas pela endometriose têm dúvidas quanto aos sintomas e diagnóstico da doença. Um dos questionamentos recorrentes das pacientes afetadas pela condição é se endometriose engorda e o que pode ser feito para minimizar os sintomas.
Inicialmente é preciso entender o que é a endometriose. A doença consiste na presença de tecido endometrial, que reveste o útero internamente, fora do útero. Entre os órgãos que podem ser afetados pelas lesões estão ovários, reto, bexiga, intestinos, vagina, apêndice e outros.
A endometriose afeta mais de 6 milhões de mulheres no Brasil e pode surgir já nas primeiras menstruações e perdurar até a menopausa. Devido os sintomas serem confundidos com os sinais da menstruação, muitas mulheres não relatam ao ginecologista o problema, retardando o diagnóstico, o que pode provocar um agravamento do quadro, como tecido endometrial nos órgãos adjacentes e também endometriose profunda.

Mas afinal, a endometriose engorda?

O questionamento sobre a endometriose engordar é recorrente entre mulheres que possuem a doença e aquelas que desconfiam da enfermidade ao aumentarem de peso. Entretanto, não existem indícios científicos que comprovem que a endometriose possa fazer com que mulher engorde.
O tecido endometrial fora da cavidade uterina, no entanto, principalmente quando alojado no intestino, pode provocar uma sensação de inchaço na barriga. Esse sim é um efeito que pode ser desencadeado pelo problema, mas não representa um aumento no peso diretamente.
Algumas pacientes ainda relatam que o aumento do peso pode estar relacionado com o tratamento da endometriose. É comum que após o diagnóstico confirmando a ocorrência sejam prescritos pelo médico o uso de analgésicos, para alivio da dor, e o uso de anticoncepcionais de uso contínuo, que impedem a menstruação e reduzem os sintomas.
Uma vez que os anticoncepcionais possuem hormônios para controle da menstruação, algumas mulheres podem engordar ao tomar este tipo de medicamento. Portanto, ainda que a endometriose em si não esteja relacionada com o aumento do peso, o uso de anticoncepcionais pode ter esse efeito colateral.

Como identificar a endometriose?

Com isso, o aumento do peso não pode ser compreendido pela mulher como um dos sintomas relacionados diretamente com a endometriose. Entender quais são os indícios que de fato são provocados pela doença é uma forma de obter um diagnóstico precoce e aumentar as chances de sucesso do tratamento. Entre os sintomas da endometriose destacam-se:
cólicas intensas durante a menstruação;
inchaço e dores no abdômen;
dores para evacuar no período menstrual;
dores durante ou após as relações;
infertilidade ou dificuldade para engravidar;
dores ou sangramento para urinar.

Quando esses sintomas são identificados, isoladamente ou em conjunto, a mulher deve procurar um ginecologista para que seja realizada uma avaliação completa do trato reprodutor. O diagnóstico precoce da endometriose aumenta as chances de sucesso no tratamento, além de reduzir os desconfortos e dores causados pela doença.
Além do tratamento medicamentoso com anticoncepcional, que pode causar o ganho de peso dependendo do organismo da mulher, é possível fazer o tratamento cirúrgico, por meio de laparoscopia para retirar o tecido endometrial que se encontra nos órgãos adjacentes.
Ainda que a dúvida se a endometriose engorda seja frequente entre as mulheres, esse receio não é real. O inchaço no abdômen, por sua vez, pode ser um dos sintomas da endometriose, portanto, procure um ginecologista caso identifique mais de um indício da doença.

Propaganda