Viviendo en el México Mágico!

Espere o resultado da busca para ter acesso ao conteúdo desejado
Demora um pouco, mas você terá acesso aos melhores pratos e dicas de saude!

Viviendo en el México Mágico!


Dia 2 (Parte 1) : Jardim Surrealista de Edward James.

Posted: 13 Dec 2018 08:00 PM PST


Status da mala: Nao chegou. Nao tinha dia pra chegar. A experiencia tao extrema e selvagem teve essa pitada de desafio e DE VERDADE eu tinha um biquíni além da roupa que eu trazia no corpo. Nao tinha escova de dente, de cabelo, repelente nada.
Isso me deixou um pouco desestabilizada, mas resolvi respirar fundo e nao ter um xilique. Nao tinha muito o que eu fazer, porque o hotel que estávamos hospedados nao tinha nenhum um OXXO perto. Nenhum abarrote (vendinha) que fosse. Já estava prevendo que seria tal qual um reality show de sobrevivencia na selva. (justo comigo, zero wild life! rs)


Vamos comecar o Dia 2 entao.



Foto: @nomadarte



Depois de comer chilaquiles que quase queimaram meu estomago pela manha (caí no conto dos mexicanos que nao picava nada....rs), partimos pras atividades do dia que por sorte nao incluiam água e eu pude deixar  O BÍQUINI secando (vou dar spoilers e contar que nao secou, porque além da Huasteca ser super úmida, estava um dia chuvoso!)

Do Hotel Tantalá (farei  post em breve) partimos com o transporte da Huasteca Secreta pra Xilitla, onde eu ia visitar outra vez o Jardim Surrealista de Edward James. Fiquei feliz porque da primeira vez que fui, nem conta do Instagram eu tinha, entao seria a oportunidade ideal pra conseguir boas fotos.

Vale ressaltar que no trajeto do Hotel até o Jardim, fizemos uma parada estratégica num posto e eu aproveitei a oportunidade pra comprar um desodorante e uma pasta de dente. Um pouco de dignidade pelo menos....rs



Jardín Surrealista de Edward James
(113 km, 1h50m ,do Hotel Tantalá até o Jardim)





Tivemos bastante sorte no fim das contas porque o dia chuvoso acentuou os tons de verde e o contraste com as esculturas do Jardim, deixou tudo lindo. E a chuva também deve ter afastado os turistas do local (que sempre está entupido de gente), ele estava quase inteiro pra gente. VIP.

Edward James foi um dos excêntricos mais interessantes do movimento surrealista do século XX, Chegou em Xilitla, no final da década de 40. O escritor britânico se apaixonou pela beleza da paisagem de" Las Pozas ", criando uma obra fantástica, única em seu género no mundo.
Em teoria, o surrealismo tem em sonhos fontes inconscientes de inspiração e criação.
Edward James - descrito por Salvador Dalí como - "O mais louco de todos os surrealistas juntos" - projetou um jardim de esculturas que desafia qualquer rótulo arquitetônico e convida a um novo olhar que intercala fantasia e realidade.




Edward James


Colunas com capitéis de flores gigantes, arcos góticos, portas dramáticas, pavilhões com níveis indeterminados e escadas em espiral que terminam no ar mirando o horizonte. Resumindo: E. James fez uma expressão concreta , através da  flora exuberante e fauna de Xilitla, de uma possível arquitetura surrealista.






O guia (muito bacana por sinal) contou que, quando eles estavam explorando a Huasteca Potosina, E. James e Gastélum estavam dentro de uma ¨nuvem¨ de borboletas enquanto se banhavam no rio. O escritor britânico interpreta isso como um sinal mágico. Deste modo, entre 1947 e 1949 começou a construção da sua versão do "Jardim do Éden".




Desde então, o jardim de esculturas tornou-se uma fonte de trabalho para os locais. Toda a criação de Las Pozas envolveu cerca de 150 pessoas, incluindo carpinteiros, pedreiros e jardineiros (James nunca foi arquiteto, como muitos acreditam!)

Em 1984, E. James morreu durante uma viagem ao norte da Itália e em 1991 as portas de "Las Pozas" abriram para o turismo.Vale ressaltar que ele nunca teve essa intencao, de abrir as portas ao público e monetizar com isso!




Ao longo dos anos, as esculturas fundiram-se gradualmente numa espécie de cidade mágica no meio da selva...rs. Mãos e cabeças de concreto, cobras de pedra (7 serpentes no corredor de entrada, representando os 7 pecados capitais , obra de Ballet), uma banheira em forma de olho - onde James se banhava na água morna enquanto observava os peixes nadarem ao redor - tudo com um tom de ruínas , inacabado....









Pra mim, a escultura mais impactante sao as escadas que nao levam a lugar nenhum, inacabadas! Na teoria dele, essas mesmas escadas podem te levar aonde voce quiser, depende da sua imaginacao! O cara era bem do maluco né? 


¨...No primeiro manifesto do movimento surrealista, André Breton define-o como: "(...) um pensamento, sem a intervenção reguladora da razão, alheia a toda preocupação estética ou moral". Esta ideia está presente na arquitetura e em toda a criação por trás de "Las Pozas", seus edifícios são construídos contra um manifesto do que aprendemos na Escola de Arquitetura, que não tem uma experiência de aprendizagem, mas eles propõem uma experiência de descoberta É evidente que essas obras fantásticas não puderam ser replicadas em nossos eventos urbanos, mas sem dúvida apresentam outra maneira de olhar a realidade arquitetônica que produzimos todos os dias - e é através de novas perspectivas que podemos imaginar novos modos de vida...¨ (archdaily.com)




A sorte de voce viajar com jovens talentosos cheios de equipamentos de última geracao é que eles se comovem com o fato de voce estar no modulo selfie, enquanto eles tiram fotos de editorial e se oferecem pra tirar fotos bacanas suas! Nessa me aproximei mais do talentoso Gustavo, da famosa conta de Instagram daqui @nomadarte. Ele e a esposa viajam o mundo num fusca, fazendo fotos e vídeos de cair o queixo!

Foto: @nomadarte



Vale ressaltar também que conheci uma parte do Jardim que é de propriedade da Huasteca Secreta e nao é aberta ao público, é de acesso a hóspedes da rede, propriedade particular! Fica em frente ao Jardim aberto ao público e confesso que achei muito bonito, principalmente pelas esculturas estarem coloridas!




Eu nunca soube, mas tem um restaurante funcionando dentre do Jardim, e foi aí mesmo que almocamos. A comida caseira mexicana! Tem até um cafézinho! (mas nao tinha expresso, já  estava tremendo por abstinencia da cafeína....rs)


É um passeio que TEM QUE FAZER , quem estiver pela Huasteca. Tenho certeza que voces nunca irao ver nada parecido.


o post continua.... 


Contato : Caro Tort ou Vero.

*E se quiserem podem usar meu desconto:
(descto válido pra hospedagem e atividades, em baixa temporada)
CÓDIGO: VIVIENDOENELMEXICO20%




Dia 1 : Puente de Dios/Cascada de Tamul - Huasteca Potosina

Posted: 13 Dec 2018 03:44 PM PST



(preciso que voces levem em consideracao 2 coisas nesse post: nao tenho todos os acentos ortográficos e as fotos foram tiradas com celular com capinha de água...)


Vamos comecar pelo comeco.


Estava de boa em casa e recebi uma ligacao da Secretaria de Turismo de SLP, onde me falaram que a Huasteca Secreta, famosa rede de hotéis na Huasteca Potosina, iria fazer uma FAMTRIP (viagens promocionais com influencers de redes sociais) e iriam me chamar. Na hora nao me animei porque com os anos de Blog, já aprendi que nao podemos comemorar antes de ser ¨um hecho¨ ! Mas, entraram em contato comigo de lá e acertamos minha ida pra uma semana de aventuras na Huasteca.

Fiquei feliz porque iria encontrar Camo e Gaby (amigos que conheci em Veracruz), @planbviajero, e também com a possibilidade de conhecer outras pessoas cujas redes sociais eu já seguia, e sao bem notórias aqui no MX. 

Aquele esquema que voces já conhecem né (pra uma aspirante a blogger/mae/esposa): armei um esquema de guerra e contei com a ajuda de várias pessoas pra nao atrapalhar a rotina dos de casa, principalmente da Helo.

Resolvi contar pra voces do passeio, em ordem cronológica e dividir em vários posts, pra nao ficar cansativo. Depois reuno todos em uma sugestao de roteiro pra ficar mais organizado e funcional.


DIA 1 -  Puente de Dios e Cascada de Tamul.
(distancia entre SLP e Puente de Dios = 209 km, 2h30m)


PUENTE DE DIOS



Nos encontramos em um hotel daqui de SLP e constatei que realmente eu seria a ¨tia¨ do passeio. Meus companheiros eram muito jovens, mas super simpáticos! Daí embarcamos pro primeiro destino do passeio: PUENTE DE DIOS.

Mas pausa pra uma informacao que será muito, mas muito útil no transcorrer dessa viagem: minha mala, com T O D A S as minhas coisas, foi esquecida na recepcao do hotel.  O que eu por sorte tinha na mochila era um biquini, um shorts de cachoeira e aquashoes. (Nao vou dar spoilers....)


Ponte de Deus é um lugar formado por uma corrente de água, piscinas naturais e uma caverna, localizados no município potosino de Tamasopo. O lugar é chamado assim porque ao redor dessas piscinas naturais, se encontra uma pedra que parece uma ponte!




Mas para mim, o que torna o lugar muito bonito é o efeito que a luz solar produz nessas águas, principamente dentro da caverna. É de um azul único, que é difícil de reproduzir com fotos de celular (com capinha de protecao de água pior!).






Os jovens obviamente se animaram com o salto de 7m que podiam fazer, eu, rapidamente achei um ponto ¨seguro¨ onde pudesse curtir a paisagem e tirar algumas fotos. Nao gosto de altura, tenho medo. Mas teve uma hora que pra conhecer a tal caverna, eu teria que pular. 
Aí segura na mao de Deus e vai né? 
Pulei de uma maneira mais segura (rs) e que bom que fiz isso porque me levou a caverna de um azul surreal, e as famosas ¨estalagmitas e estalactitas¨. Daí subi numa pedra porque já estava mais wild life e literalmente tomei um banho de cachoeira desses de lavar a alma.









Pontos a levar em consideracao:


*  Se voce sofre de algum tipo de fobia de lugar fechado e agua, nao é recomendável.
*  Se tem alguma limitacao física (joelho, coluna....), esquece! Tem que subir muitos, mas muitos degraus depois da cachoeira. Desses que voce para no meio do percurso pra tomar folego.
* Leve capinha de protecao de água pra celular. Aí também vendem pelo preco de 100 pesos.
* Indispensável o uso de sapatos pra água. As pedras sao escorregadias demais.
* Tente visitar a cachoeira, entre novembro e junho, período mais recomendável a banhos de cachoeira, pelas águas estarem mais baixas.
* Banheiros só ecológicos, a infra estrutura pra turismo é bem precária.
* O preco é de 40 pesos por pessoa.