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 | Divulgação/Lume Robotics |
| Cadê o motorista? Caminhão de três eixos dirige sozinho no Espírito Santo | |  | Helton Simões Gomes |
| É um veículo que impõe respeito. Três eixos. Quase 20 metros de comprimento. Capacidade para carregar até 120 toneladas. Mas um detalhe atrai a atenção, mesmo em meio à imponência: nenhum motorista está na cabine enquanto o caminhão trafega. Ao longo de duas semanas, uma carreta tri-articulada e que se locomove sem a intervenção humana transitou pelas instalações da ArcelorMittal, maior fabricante de aço do Brasil, em Serra, cidade a 30 km de Vitória (ES). É uma invenção da Lume Robotics, expoente da indústria de veículos autônomos que tem florescido na capital do Espírito Santo e colocado o Brasil numa corrida bilionária. A fabricante já criou veículos que atendem clientes do porte de Ypê, Suzano e Petrobras. Mas, nos cálculos do CEO e fundador, Ranik Guidolini, a Lume Robotics atingiu um marco com um caminhão autônomo de três eixos. Essa é a primeira operação desse tipo no mundo Ranik Guidolini, CEO e fundador da Lume |
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Os veículos autônomos da Lume já trafegam sem motorista pelas vias privadas de cinco estados, como São Paulo, Maranhão e, claro, Espírito Santo. Foi em sua terra natal que a empresa: - Cumpriu uma missão improvável: fazer um caminhão com três eixos rodar de forma autônoma. O desafio não era só esse, já que...
- ... O veículo teria de transportar bobinas de aço e estar preparado para carregar até 120 toneladas. A tarefa é bastante específica, porque...
- ... O teste ocorreu na unidade capixaba da ArcelorMittal, onde bobinas de aço são produzidas, armazenadas e despachadas para seus destinos. Por isso...
- ... As carretas recebiam as bobinas no pátio onde resfriavam --a carga era tão pesada que exigia o auxílio de um guindaste-- e rodavam por cerca de um quilômetro até o galpão onde caminhões rodoviários e locomotivas aguardavam para transportar o aço. As máquinas autônomos não saem da fábrica, pois...
- ... Veículos autônomos não podem, por força de lei, circular em vias públicas. Não quer dizer que, por isso, a vida foi fácil, visto que...
- ... Ao longo do testes, a idas e vindas levaram de um canto a outro 600 toneladas.
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 | Divulgação/Lume Robotics |
| A Lume trabalha em projetos desafiadores, como o projeto de um caminhão autônomo, elétrico e sem cabine. A carreta testada na ArcelorMittal tem sua dose de complicação particular, devido a dois motivos: - carga pesada: o peso afeta a dinâmica do veículo que não pode, por exemplo, frear de uma vez sem afetar o equilíbrio de toda a composição;
- três eixos: os vários sensores instalados no veículo fazem as vezes dos olhos do motorista e são responsáveis por criar um mapa 3D do entorno; por meio dele, o caminhão planeja por onde vai passar e faz o controle do movimento; possuir três eixos exige um controle adicional.
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 | Divulgação/Lume Robotics |
| O teste fazia parte de uma prova de conceito, pois a ArcelorMittal avalia se usará os caminhões autônomos na planta —a frota operando por lá é de 20 veículos. O projeto contou com a participação da Vix Logística e foi financiado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), ligada ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação). Se entrar em operação, será o primeiro caminhão de três eixos a rodar sem motorista no mundo, ainda que em ambiente privado e longe dos olhos do público. Outra expectativa em torno da Lume é que a empresa promete para 2027 uma fábrica. De lá, sairá o caminhão elétrico, autônomo e sem cabine. |
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