É muito provável que as pessoas mais ricas, poderosas e influentes do Japão andem no Toyota Century, um sedã executivo que também tem sua variante SUV. Agora, o Toyota mais exclusivo do mundo também oferece um opcional para maior privacidade aos ocupantes: janelas com vidros de transparência variável, ajustada ao comando de um botão na respectiva porta. O UOL Carros já relatou acessórios do tipo instalados à parte e de maneira improvisada. A diferença, agora, é que o acessório do Century vem de fábrica e não se limita ao teto solar - isso explica o custo elevado do item, quase quase igual ao de um carro de entrada zero-quilômetro. Feito para poucosO primeiro Toyota Century foi lançado em 1967, para celebrar o centésimo aniversário de Sakichi Toyoda, criador do grupo empresarial. Desde então, houve mais duas gerações do sedã e até um inédito modelo utilitário esportivo, apresentado em 2023. É o Century SUV, que custa o equivalente a R$ 1 milhão e tem produção limitada a 50 unidades mensais - todas destinadas para o Japão. Por esse valor, há todo tipo de capricho tecnológico e artesanal no carro. Dentre as exclusividades disponíveis estão os vidros ajustáveis, que são opcionais e custam mais 2 milhões de ienes (equivalente a R$ 76 mil) aos compradores. Cortina digitalO opcional de janelas privativas cai bem ao dono de um Century, que certamente viaja mais nos bancos de trás do que ao volante. Por isso, logo que o SUV foi anunciado, a Toyota divulgou a função, mas levou dois anos para efetivamente inseri-la no catálogo. É uma tecnologia complexa, patenteada pela empresa AGC, também japonesa, e uma das maiores produtoras de vidro do mundo. Chamada de Digital Curtain (cortina digital, em inglês), a engenhosidade consiste em uma camada de filme laminado, que fica entre duas placas de vidro automotivo. O filme laminado ainda é composto por pequenos bastões, que são microscópicos e mudam de direção conforme uma corrente elétrica é aplicada. Quando há energia passando pelo vidro, os bastões se alinham, deixando a luz passar e tornando o vidro transparente. Quando não há energia, os bastões tomam direções aleatórias, tornando o vidro opaco. Tecnologias equivalentes à Digital Curtain já são oferecidas há anos em ambientes de escritório, por exemplo. O diferencial do que há no Century SUV, diz a AGC, é o tratamento especial para que o filme laminado não se desgaste com a quilometragem do veículo. "A Digital Curtain alcançou durabilidade química para suportar a exposição prolongada ao vento, à chuva e à luz solar", diz a empresa no site oficial do produto. "Além disso, ela também tem a durabilidade mecânica para lidar com as constantes abertura e fechamento da janela". Nas imagens de divulgação, a Toyota mostrou apenas uma das versões da cortina digital, que torna o vidro mais ou menos opaco. A AGC, entretanto, diz que também oferece uma versão ao estilo do 'insufilm', capaz de escurecer as janelas traseiras. |