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Quando o oásis vira wellness |
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| Com Maria Eduarda Nogueira |
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| Se a indústria do turismo tivesse a própria versão do dicionário de Oxford, a palavra do ano seria bem-estar. Ou melhor, wellness. Esqueça o plano megalomaníaco de conhecer cinco países da Europa em 15 dias. E esqueça também os hotéis que imitam palácios no centro de capitais movimentadas. Uma viagem de luxo agora é aquela que te permite desligar o celular, fazer um tratamento avançado no spa e se conectar com a natureza de uma forma completamente imersiva e autêntica — mas sem passar perrengue, é claro. Quem já entendeu muito bem essa tendência é a hotelaria de alto padrão do deserto do Atacama, que está reinventando para atender às novas demandas de bem-estar por parte dos viajantes, como eu conto nessa reportagem aqui. Verdade seja dita: por lá, nem é preciso muito esforço para se desconectar. O céu estrelado é muito mais interessante e bonito do que qualquer feed, as trilhas pelas lagoas e gêiseres oferecem o cenário ideal para introspecção e a ausência de poluição sonora é, ironicamente, “música para os ouvidos”. Nos ambientes indoor, os hotéis se dedicam cada vez mais a oferecer serviços de ponta nos spas e a promover atividades de bem-estar (como yoga ao ar livre). Até os menus têm passado por mudanças, visando promover uma alimentação mais saudável. Ainda isolado e inóspito, o Atacama segue perfeito para quem busca experiências de aventura. O que há de novo no turismo de 2025 é o bem-estar, o luxo sem perrengue e os hotéis como verdadeiros oásis de wellness no meio do deserto |
A bolsa de R$ 2 milhões E, se o assunto é luxo, então um item é inescapável: a bolsa Birkin, da Hermès. Quem não conhece a bolsa por questões de moda ou cultura pop, talvez conheça pelo preço: é que o modelo já chegou a ser leiloado por mais de R$ 2 milhões. Mas a questão aqui não é dinheiro. Nem os cartões de crédito mais exclusivos do mundo garantem que o cliente vai sair da loja com uma Birkin na mão. É que a Hermès não está interessada em quanto você tem na conta. Ela quer saber se você valoriza a história centenária da marca e todo o esforço que é colocado por trás de uma bolsa como essa (os modelos mais simples levam 18 horas para serem feitos, manualmente, por artesãos que ficam anos em treinamento). “Quando a Hermès vende uma Birkin, ela não vende uma bolsa. Ela vende a história, o relacionamento, o savoir-faire, o tempo, a raridade. Ela vende um símbolo, não um produto”, sintetiza a especialista em luxo, Manu Berger, em uma entrevista que ela me concedeu para este dossiê especial sobre a bolsa mais desejada do mundo. |
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| | MAIS SOBRE A AUTORA Maria Eduarda Nogueira Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Já trabalhou com comunicação institucional e jornalismo de viagens. Atualmente, é repórter de lifestyle do Seu Dinheiro. Está sempre disponível para falar sobre inovação, livros e cultura pop. COLABORAÇÃO Eduardo do Valle Seu Dinheiro, uma empresa de Empiricus Copyright © 2025 Seu Dinheiro. Todos os direitos reservados. |
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