
A pausa da Páscoa sempre enche os corações — e barrigas — dos investidores, mas a segunda-feira (10) começa com os olhos voltados para trás, tanto aqui quanto no exterior.
Tanto lá quanto aqui, as negociações estavam suspensas na sexta-feira (07), dia em que foi divulgado o
payroll, relatório de empregos mais importante dos Estados Unidos.
Com a volta das negociações, os investidores reagem a esses dados hoje.
O mercado de trabalho cresceu aquém do esperado, a inflação segue alta para os padrões norte-americanos e a reação do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) pode não ser a mais agradável para os operadores do setor financeiro.
A pergunta é:
quando o presidente do Fed, Jerome Powell, poderá descansar? A resposta está na ata da mais recente reunião do BC norte-americano, que deve ser divulgada ainda nesta semana.
Por aqui, o presidente Lula completa exatamente 100 dias à frente do Palácio do Planalto nesta segunda-feira.
O chefe da República precisou lidar com uma tentativa de golpe logo nos primeiros dias de mandato, teve de auxiliar na crise do litoral de São Paulo e protagonizou uma disputa com o BC pela taxa de juros.
Tudo isso e ainda precisou convencer o mercado da necessidade de uma nova regra fiscal que substituísse o teto de gastos.
Ao mesmo tempo que os operadores aguardavam ansiosos pela proposta — e “incerteza” não combina com o setor financeiro —, os ataques à política de preços da Petrobras desagradaram muitos investidores.
Assim começa o panorama desta semana. Na agenda dos próximos dias, a temporada de balanços dos Estados Unidos ganha tração apenas na sexta-feira (14).
Números do Citigroup, JP Morgan, Wells Fargo — e o banco que recentemente protagonizou uma crise no setor, o First Republic Bank — estão na lista para divulgar seus balanços.
O destaque local, além do balanço dos 100 primeiros dias de governo, os números da inflação de março são os destaques.
Para ficar por dentro de tudo que movimentou o dia a dia do presidente, o que irá mexer com o Ibovespa e as bolsas internacionais, vale ficar de olho no nosso ao vivo de mercados aqui no Seu Dinheiro.