Gilberto Freyre é autor de "Casa Grande & Senzala", seu primeiro e mais conhecido livro, lançado em 1933. Esta obra foi fundamental para construir a visão dos brasileiros sobre si mesmos.
Ainda que buscasse repelir as políticas de embranquecimento adotadas pelo governo brasileiro, Freyre foi precursor da ideia de uma "democracia racial" que preencheu uma lacuna sobre a identidade nacional, tornando-se uma das principais teses culturais sobre o Brasil.
Essas ideias apresentaram a miscigenação de europeus, pretos e indígenas como um trunfo brasileiro, característica de uma hipotética nação sem preconceitos, e não como resultado de um violento processo de colonização desses povos.
Passados quase 100 anos desta análise da sociedade brasileira, é possível afirmar que as teorias de Freyre na realidade serviram como uma luva para atender aos interesses econômicos da elite dominante nacional.
À luz de uma análise contemporânea, percebe-se que essa tese da "singularidade cultural" brasileira criou uma espécie de romantização da dominação de povos explorados e escravizados.
Jessé Souza, um dos principais sociólogos e intelectuais mais influentes do Brasil atual, critica a colonização das mentes brasileiras por tal visão, que trouxe consequências duras para o país:
"A figura de Gilberto Freyre é central no tema, posto que ele fundou, literalmente, a forma dominante como o Brasil contemporâneo percebe a si mesmo, não apenas neste 'romance da identidade nacional' chamado 'Casa-grande & senzala', mas em toda a sua obra."
Em seu novo livro, "Brasil dos Humilhados", Jessé explica a razão desta perspectiva antiquada ter reforçado a condenação de mestiços e pretos a um futuro sombrio.
Participe da palestra de lançamento do livro "Brasil dos Humilhados: uma denúncia da ideologia elitista" nesta quinta-feira, dia 28 de abril, às 20h (horário de Brasília).
Será uma aula online e gratuita com o próprio Jessé Souza e Eduardo Moreira, fundador do Instituto Conhecimento Liberta, onde você ainda poderá ganhar um exemplar do novo livro de Jessé em sua casa.
Vamos conversar sobre as origens do pensamento nacional dominante com o objetivo de mudar a imagem que os brasileiros fazem de si mesmos.
Grande abraço,
Equipe Instituto Conhecimento Liberta
PS.: É realmente importante que você ative o lembrete para aproveitar a aula do dia 28/abr ao máximo. Se você já ativou não precisa se preocupar, mas se ainda não fez isso, clique no link abaixo e ative o lembrete agora mesmo. É a única forma de garantir que você receberá o link para acompanhar nossa aula ao vivo:
CLIQUE AQUI PARA ATIVAR O LEMBRETE