O foco dos investidores, hoje, é a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho, nesta manhã, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Considerado a inflação oficial brasileira, o indicador deve mostrar avanço de 0,32%, abaixo da alta de 0,46% registrada em maio.
Na segunda-feira, o Relatório Focus apontou que a mediana das projeções do IPCA para 2024 passou de 4% para 4,02%. O número de junho contribuirá para a tomada de decisão do Banco Central (BC) em relação aos juros na reunião prevista para o fim do mês.
Outro destaque do dia é a possibilidade de votação, em primeiro turno, da Reforma Tributária, pela Câmara dos Deputados. A esperada simplificação do sistema de cobrança de impostos brasileiro contribui para o bom desempenho recente do Ibovespa, mas ainda há indefinições, como a inclusão ou não de carnes na cesta básica.
À tarde, o Banco Central (BC) divulga o fluxo cambial semanal.
Na véspera da divulgação da inflação americana, os indicadores futuros de Wall Street operam mistos. Às 8h18, S&P 500 e Nasdaq tinham altas respectivas de 0,15% e 0,29%, enquanto Dow Jones tinha leve queda de 0,02%.
O mercado tende a continuar a repercutir a demonstração de alguma cautela por parte do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, com os riscos dos impactos dos juros elevados na economia dos Estados Unidos, além de mais disposição para aliviar a política monetária restritiva do país. A sabatina de Powell no Congresso americano continua hoje.
Na Europa, o cenário era de alta nos pregões às 8:19: CAC 40 (Paris) avançava 0,63%, Euro Stoxx 600 registrava alta de 0,48%, DAX (Frankfurt) ganhava 0,54%, e FTSE 100 (Londres) subia 0,57%.
Em junho, o CPI da China registrou elevação de 0,2%, na comparação anual, abaixo da expectativa. Os preços ao produtor (PPI) continuaram em queda. Mesmo com os esforços do governo chinês para estimular o consumo, a demanda segue fraca na segunda maior economia do mundo.
As bolsas asiáticas fecharam sem direção definida nesta quarta-feira. Xangai caiu 0,68%, e Hang Seng recuou 0,29%. Por outro lado, Nikkei ganhou 0,61%, avançando para novo patamar recorde diante da expectativa de nova elevação de juros pelo Banco do Japão, e Kospi teve valorização de 0,16%.
Em Dalian, a tonelada do minério de ferro caiu 1,81%, para US$ 111,73.
O preço do barril de petróleo caía às 8h25. Enquanto o WTI recuava 0,31%, o Brent tinha baixa de 0,35%. |