🚗 Conteúdo de Marca | Imposto seletivo para carros é contraditório, diz indústria

Espere o resultado da busca para ter acesso ao conteúdo desejado
Demora um pouco, mas você terá acesso aos melhores pratos e dicas de saude!

[4ª feira - 10.jul.2024]

Imposto seletivo para carros é contraditório, diz indústria
Setor aponta que medida dificultaria renovação de frota, que é estimulada por programa nacional de controle de emissões

Leia mais

A taxação de IS (Imposto Seletivo) para veículos vai na contramão do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), diz a indústria. O programa do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) determina mudanças na produção, com novos parâmetros para que carros saiam de fábrica com padrões de emissão reduzida.

As atualizações são feitas fase a fase, desde 1986. As mais recentes, chamadas de L7 –entrou em vigor em 2022– e L8 – entrará em vigor em 2025–, impõem ainda mais restrições sobre limites máximos de emissões.

Os veículos foram incluídos no rol de produtos que terão incidência de IS, conforme texto substitutivo do projeto de lei complementar 68/2024 para regulamentar parte da reforma tributária. O texto tramita no Congresso Nacional.

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) diz que automóveis mais novos, e com tecnologias ambientais mais sofisticadas conforme institui o Proconve, devem ficar mais caros com a inclusão no tributo. O imposto prevê taxar produtos potencialmente nocivos ao meio ambiente e à saúde.

Com isso, o novo tributo deve desestimular a troca dos veículos antigos, mais poluentes, por novos carros, com tecnologias dentro do previsto no programa de controle de emissões.

🔸 Este conteúdo foi produzido e pago pela Anfavea.

📨 Recebeu este e-mail de alguém? Cadastre-se aqui para ter as notícias mais importantes todos os dias na sua inbox.

acompanhe o Poder360
conheça o Drive

A equipe do Poder360 também produz diariamente 3 edições do Drive Premium, a mais bem informada publicação sobre assuntos do poder e da política. O Drive antecipa fatos, analisa e envia notícias exclusivas para o e-mail do assinante às 6h da manhã, por volta do meio-dia e no início da noite. Ao mesmo tempo, se o leitor desejar, recebe alertas via WhatsApp ou Telegram. É a melhor maneira de acompanhar o que se passa no Executivo, Legislativo, Judiciário, sociedade civil e em todos os setores que influem na vida nacional. O Drive é uma ferramenta única e essencial para quem precisa tomar decisões levando em conta a conjuntura do país e os cenários futuros. É oferecido apenas no formato de assinaturas corporativas pagas (para empresas e para pacotes de e-mails). Se sua empresa tiver interesse, mande uma mensagem e você receberá as instruções sobre como assinar.

expediente

diretor de Redação  Fernando Rodrigues / diretores – Mariângela Gallucci e João Rodrigues / diretor-executivo – Mateus Netzel / diretor de inovação – Miguel Galluci Rodrigues / secretário de Redação – Brunno Kono / secretárias de Redação adjuntas – Hanna Yahya e Sabrina Freire / secretária de Redação assistente – Simone Kafruni / editores seniores – Guilherme Waltenberg, Paulo Silva Pinto e Tiago Mali / editores – Amanda Garcia, Douglas Rodrigues, Matheus Collaço, Matheus Nascimento, Rafael Barbosa e Zainer Rodrigues / repórteres – Fabricio Julião, Felipe Salgado, Fernando Bianchi, Geraldo Campos Jr., Hamilton Ferrari, Houldine Nascimento, Mariana Haubert, Mateus Maia e Vitória Queiroz

 

Poder360 é um dos veículos adotantes iniciais no Brasil dos parâmetros
do Projeto Credibilidade, capítulo brasileiro do Trust Project.

 
 

Cancelar assinatura

Propaganda