Setor aponta que medida dificultaria renovação de frota, que é estimulada por programa nacional de controle de emissões | Setor aponta que medida dificultaria renovação de frota, que é estimulada por programa nacional de controle de emissões | | A taxação de IS (Imposto Seletivo) para veículos vai na contramão do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), diz a indústria. O programa do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) determina mudanças na produção, com novos parâmetros para que carros saiam de fábrica com padrões de emissão reduzida. | As atualizações são feitas fase a fase, desde 1986. As mais recentes, chamadas de L7 –entrou em vigor em 2022– e L8 – entrará em vigor em 2025–, impõem ainda mais restrições sobre limites máximos de emissões. | Os veículos foram incluídos no rol de produtos que terão incidência de IS, conforme texto substitutivo do projeto de lei complementar 68/2024 para regulamentar parte da reforma tributária. O texto tramita no Congresso Nacional. | A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) diz que automóveis mais novos, e com tecnologias ambientais mais sofisticadas conforme institui o Proconve, devem ficar mais caros com a inclusão no tributo. O imposto prevê taxar produtos potencialmente nocivos ao meio ambiente e à saúde. | Com isso, o novo tributo deve desestimular a troca dos veículos antigos, mais poluentes, por novos carros, com tecnologias dentro do previsto no programa de controle de emissões. | 🔸 Este conteúdo foi produzido e pago pela Anfavea. | 📨 Recebeu este e-mail de alguém? Cadastre-se aqui para ter as notícias mais importantes todos os dias na sua inbox. | A equipe do Poder360 também produz diariamente 3 edições do Drive Premium, a mais bem informada publicação sobre assuntos do poder e da política. O Drive antecipa fatos, analisa e envia notícias exclusivas para o e-mail do assinante às 6h da manhã, por volta do meio-dia e no início da noite. Ao mesmo tempo, se o leitor desejar, recebe alertas via WhatsApp ou Telegram. É a melhor maneira de acompanhar o que se passa no Executivo, Legislativo, Judiciário, sociedade civil e em todos os setores que influem na vida nacional. O Drive é uma ferramenta única e essencial para quem precisa tomar decisões levando em conta a conjuntura do país e os cenários futuros. É oferecido apenas no formato de assinaturas corporativas pagas (para empresas e para pacotes de e-mails). Se sua empresa tiver interesse, mande uma mensagem e você receberá as instruções sobre como assinar. | diretor de Redação – Fernando Rodrigues / diretores – Mariângela Gallucci e João Rodrigues / diretor-executivo – Mateus Netzel / diretor de inovação – Miguel Galluci Rodrigues / secretário de Redação – Brunno Kono / secretárias de Redação adjuntas – Hanna Yahya e Sabrina Freire / secretária de Redação assistente – Simone Kafruni / editores seniores – Guilherme Waltenberg, Paulo Silva Pinto e Tiago Mali / editores – Amanda Garcia, Douglas Rodrigues, Matheus Collaço, Matheus Nascimento, Rafael Barbosa e Zainer Rodrigues / repórteres – Fabricio Julião, Felipe Salgado, Fernando Bianchi, Geraldo Campos Jr., Hamilton Ferrari, Houldine Nascimento, Mariana Haubert, Mateus Maia e Vitória Queiroz | | | |