Inteligência Artificial, modo de usar | 🟢⚪⚪⚪⚪

Espere o resultado da busca para ter acesso ao conteúdo desejado
Demora um pouco, mas você terá acesso aos melhores pratos e dicas de saude!
Como se tornar especialista em inteligência artificial
Se não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link
Folha de S.Paulo
Bem-vindo à Inteligência Artificial, modo de usar, uma newsletter pop-up feita para você aprender sobre IA, especialmente o novo tipo de chatbot como o ChatGPT.

Aqui, vamos tratar dos temas mais importantes ligados à tecnologia. Após as cinco edições, prometo que você já saberá o bastante para se destacar durante uma conversa em um jantar ou para impressionar seus colegas de trabalho.

Prepare-se: todos os dias haverá um quiz para responder e uma lição de casa. (Dica de profissional: pergunte aos próprios chatbots como eles trabalham ou pergunte sobre conceitos que você não entende. Responder a perguntas como essas é uma das habilidades mais úteis deles. Mas lembre-se que às vezes eles erram.)

Cade Metz e Kevin Roose
Cade Metz e Kevin Roose
Cade é repórter do New York Times e Kevin é colunista. Ambos escrevem sobre tecnologia.
👨🏻‍💻 O que é inteligência artificial?
Comecemos pelo começo.
O termo inteligência artificial é usado com frequência para falar de robôs, carros autônomos, tecnologia de reconhecimento facial e praticamente qualquer outra coisa que pareça um pouco futurista.

Um grupo de acadêmicos cunhou a definição no final da década de 1950 quando se propôs a construir uma máquina que fosse capaz de realizar qualquer coisa que o cérebro humano pode fazer –habilidades como raciocínio, solução de problemas, aprender tarefas novas e comunicar-se usando linguagem natural.

O progresso foi relativamente lento até 2012, quando uma única ideia transformou o campo inteiro.

Ela recebeu o nome de rede neural. Isso pode soar como um cérebro computadorizado, mas na realidade é um sistema matemático que aprende habilidades identificando padrões estatísticos em volumes imensos de dados. Analisando milhares de fotos de gatos, por exemplo, ele pode aprender a reconhecer um gato.

As redes neurais tornam possível a Siri e Alexa entender o que você diz, identificar pessoas e objetos no Google Fotos e traduzir dezenas de línguas instantaneamente.

A novidade seguinte que mudaria tudo foram os grandes modelos de linguagem. Mais ou menos em 2018, empresas como Google, Microsoft e OpenAI começaram a construir modelos neurais que eram treinados com quantidades vastas de texto da internet, incluindo artigos da Wikipedia, livros digitais e papers acadêmicos.

Para a surpresa dos especialistas, esses sistemas aprenderam a escrever textos em prosa e código de computador únicos (diferenciados) e a conduzir conversas sofisticadas. Isso às vezes é chamado de IA generativa (falaremos mais disso nas edições seguintes).

Resultado: o ChatGPT e outros chatbots estão prestes a transformar nosso cotidiano de maneiras dramáticas. Nos próximos quatro dias, vamos explicar a tecnologia por trás desses robôs, ajudá-lo a entender suas habilidades e limitações e a prever o rumo que eles devem seguir nos próximos anos.
Você está na edição 1. 
🟢⚪⚪⚪⚪
O que vai aprender nos próximos dias:
2: Como o ChatGPT funciona realmente? 
3: O que leva chatbots de IA a dar resultados errados? 
4: Como devo utilizar chatbots de IA como o ChatGPT?
5: Qual é o futuro da IA?
https://f.i.uol.com.br/fotografia/2022/05/11/1652292181627bfa55d142a_1652292181_3x2_th.jpg
Sua primeira tarefa 📚
Você tem uma lição de casa a fazer! Uma das melhores maneiras de entender a IA é usá-la você mesmo.
O primeiro passo é acessar um desses chatbots. Destacamos cinco opções que funcionam no Brasil:
  • ChatGPT: tem versão paga e gratuita, para usá-la é preciso fazer login;
     
  • Bing: gratuito, com limite diário de perguntas; 
     
  • Perplexity: gratuito, funciona sem login e indica links das informações que basearam as respostas;
     
  • Jasper: pago, oferece um período de teste gratuito;
     
  • Bard: gratuito, para usá-lo é preciso fazer login com uma conta do Google.
Quando estiver em uma dessas plataformas, simplesmente digite perguntas (o que é conhecido como um prompt) na caixa de texto e o chatbot responderá. Pode ser interessante tentar com prompts diferentes e ver se você recebe uma resposta diferente.

Lição de casa de hoje: peça a um desses chatbots para escrever uma carta de apresentação para você se candidatar ao emprego de seus sonhos –por exemplo, para ser astronauta da Nasa.
Quiz ✔️

O que sabemos sobre as capacidades da inteligência artificial?

a) É uma tecnologia poderosa que pode substituir os seres humanos completamente

b) É uma tecnologia falha cujo desempenho não pode superar o dos humanos

c) É uma tecnologia complexa que exibe alguma inteligência, mas é diferente da inteligência

Responda aqui a esta e a outras perguntas.
Glossário 📝

Rede neural: um sistema matemático que usa como modelo o cérebro humano e identifica padrões estatísticos em dados para aprender habilidades. Ele é composto de camadas de neurônios artificiais: a primeira camada recebe os dados de entrada e a última camada emite os resultados. Nem mesmo os especialistas que criam redes neurais sempre entendem o que acontece no meio.

LLM (sigla para "large language model", grande modelo de linguagem em português): um tipo de rede neural que aprende habilidades –incluindo gerar texto em prosa, conduzir conversas e escrever código de computador— analisando quantidades vastas de texto obtido da internet. A função básica é prever a palavra seguinte em uma sequência, mas esses modelos têm surpreendido os especialistas ao aprender habilidades novas. 

IA generativa: tecnologia que cria conteúdos –incluindo texto, imagens, vídeo e código de computador– identificando padrões em grandes volumes de dados de treinamento e, então, criando material novo e original que possui características semelhantes. Exemplos de IA generativa incluem ChatGPT para texto, e DALL-E e Midjourney para imagens.
🤖 Quer saber mais sobre IA? Leia na Folha
Siga a Folha
Twitter Linkedin Instagram RSS
Assine a Folha
Contato
Política de Privacidade
Para assinar as newsletters da Folha, clique aqui.
Empresa Folha da Manhã S.A - Grupo Folha
Al. Barão de Limeira, 425 - Campos Elíseos - São Paulo - SP
CEP 01202-001
Copyright Folha de S.Paulo | Todos os direitos reservados

Propaganda