Temporada de resultados segue movimentando o mercado, com Sabesp, Natura e mais.
Segunda-feira, 11 de agosto de 2025Tempo de leitura: 05 minutos
Bom dia, Investidor!
Suno Call
Resumo do Editor
Nesta segunda-feira (11), investidores seguem de olho na temporada de balanços do 2T25, com resultados de Sabesp, Caixa Seguridade, Natura e Vamos previstos para hoje. No Brasil, o Boletim Focus reduziu projeções para IPCA e PIB, enquanto no exterior a atenção se volta para dados de inflação dos EUA, negociações tarifárias e conversas de cessar-fogo na Ucrânia. As bolsas europeias operam mistas nesta manhã, e as asiáticas fecharam majoritariamente em alta moderada.
🔓 CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES 🔓
Evitar a estupidez é mais fácil – e lucrativo – do que buscar genialidade
Charlie Munger, parceiro de longa data de Warren Buffett, uma vez resumiu sua filosofia de investimentos com uma frase que carrega décadas de sabedoria:
"É impressionante o quanto de vantagem no longo prazo conseguimos ao simplesmente evitar a estupidez, em vez de tentar ser muito inteligentes."
Esse princípio, embora simples, contraria a inclinação natural de muitos investidores que acreditam que o sucesso está reservado apenas aos brilhantes. Porém, no value investing – e na vida – sobreviver com consistência é mais poderoso do que brilhar de vez em quando.
Partimos de uma analogia poderosa: o contraste entre o tênis profissional e o amador. Profissionais ganham pontos; amadores os perdem. Enquanto jogadores de elite vencem com precisão, controle e batidas com efeito, os amadores vencem ao acertarem menos vezes a rede ou não cometerem dupla falta, ou seja, ao errarem menos. O jogo amador é um "jogo do perdedor", no qual o segredo está em evitar derrotas, não forçar vitórias. Investir, para a maioria das pessoas, funciona da mesma forma.
Os investidores seguem acompanhando nesta segunda-feira a temporada de balanços do 2T25, que hoje traz resultados de Sabesp (SBSP3), Caixa Seguridade (CXSE3), Natura (NTCO3) e Vamos (VAMO3), entre outros.
O mercado também observa as negociações do governo sobre medidas de apoio a setores afetados pelas tarifas dos Estados Unidos. O presidente Lula se reúne no fim do dia com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que lidera os esforços. A expectativa é que o plano de contingência seja anunciado até terça-feira.
O Boletim Focus desta segunda reduziu as projeções para o IPCA em 2025 e 2026 e também cortou estimativas de crescimento do PIB para 2025, 2026 e 2027.
No exterior, investidores aguardam dados de inflação dos EUA, previstos para terça-feira. Analistas esperam que o núcleo do índice de preços ao consumidor suba 0,3% no mês, levando a taxa anual a 3,0%, acima da meta de 2% do Federal Reserve. O prazo para aumento das tarifas dos EUA sobre produtos chineses, que vence amanhã, deve ser prorrogado novamente.
As bolsas europeias operam majoritariamente em baixa nesta manhã, interrompendo a sequência positiva da semana passada, enquanto ações de defesa recuam com a possibilidade de cessar-fogo na Ucrânia. Por volta das 6h50 (de Brasília), Paris caía 0,18%, Frankfurt recuava 0,15% e Londres avançava 0,21%.
Na Ásia, as bolsas fecharam majoritariamente em alta contida. O Hang Seng subiu 0,19% em Hong Kong, Xangai avançou 0,34% e Shenzhen ganhou 1,42%. No Japão, não houve pregão devido a feriado nacional.
Ibovespa recuou 0,45% na sexta, pressionado por Petrobras
O Ibovespa encerrou a sexta-feira (8) em queda de 0,45%, aos 135.913,25 pontos, apesar de fechar a semana com ganho acumulado de 2,62% – a primeira alta após quatro semanas de quedas.
A principal pressão veio das ações da Petrobras (PETR4), que despencaram 6,15% após a divulgação dos resultados do 2T25. Apesar de dentro do esperado, os dividendos decepcionaram investidores. O diretor financeiro, Fernando Melgarejo, afirmou que a chance de dividendos extraordinários é menor diante da atual situação financeira da companhia.
O dólar comercial subiu 0,24%, a R$ 5,436, revertendo uma sequência de cinco quedas, enquanto os juros futuros (DIs) avançaram em toda a curva.
Para ficar de olho 👀
Dividendos da semana: A semana começa animada para os investidores que têm a estratégia de receber dividendos para reinvestir e engordar seu patrimônio, com destaque para os investidores da Weg (WEGE3). Leia mais.
Projeções para MGLU3: Apesar do prejuízo no 2T25, o Magazine Luiza apresentou melhora operacional, com aumento do Ebitda e crescimento na operação de serviços financeiros. Veja a opinião dos analistas.
Próximos passos de GARE11: O fundo imobiliário GARE11 trouxe no relatório de junho comentou sobre a operação de venda de 10 imóveis do portfólio de Renda Urbana, envolvendo ativos locados ao GPA e ao Grupo Mateus. Saiba mais.
Proventos de Fiagros: O Fiagro OIAG anunciou a distribuição de R$ 0,11 por cota em dividendos referentes aos resultados registrados no mês de julho. Confira.
Estreia na bolsa: O fundo imobiliário ONDV11 passou a ser negociado na B3 nesta sexta-feira (8), marcando a estreia da Onda Invest no mercado de fundos listados. Saiba mais.
Gostou desta edição? Envie seu feedback respondendo este e-mail e encaminhe para um amigo se inscrever também.
Boa semana e até amanhã, às 9h20!
Produzir um conteúdo altamente satisfatório não é fácil, e por isso, a gente investe muito em tempo, em pessoas e em conteúdos para trazer as principais notícias do dia. Nossa newsletter é enviada sempre às 09h20, para que você comece o dia bem informado sobre tudo o que acontece com o mundo dos negócios.
Marque a gente como "remetente confiável" e sempre ficaremos na sua caixa de entrada favorita! <3