Tudo para você tomar as melhores decisões nos seus investimentos
sábado, 26 de outubro de 2024
Olá, Investidor!
A notícia da semana no mundo dos negócios foi a não-fusão da Hypera com EMS. Nós aqui da Inteligência Financeira achamos que esse assunto ainda vai render.
Ainda falando desta semana, um ‘converseiro’ tomou conta de uma parcela das redes sociais: é possível perder dinheiro investindo em títulos públicos com taxa IPCA+6%?
Choveram opiniões e comentários.
Tudo começou com um post que dizia:
‘O investidor finalmente entendeu a beleza de uma taxa IPCA+6%.
Agora, vai ter que aprender que para alcançar este retorno, vai precisar lidar com a marcação a mercado e retorno no curto prazo.
Em segundo lugar, o debate se instalou porque muita gente empacou nestas três palavrinhas: ‘marcação a mercado’. Aqui, explicamos do que se trata.
O investidor brasileiro é, por vezes, imediatista. Quando vê o retorno abaixo do CDI, tende a sair do título. Mal negócio.
Resumindo, alocar uma parcela do seu portfólio em títulos IPCA+6% não é garantia de rentabilidade acima do CDI. Porém, estes títulos estão com taxas até maiores do que isso, beirando IPCA+7%. E se você levar os títulos até o vencimento é bem provável que tenha um belo retorno com risco bem moderado.
Falando em risco
Howard Marks, que é um gestor muito celebrado globalmente, pelo seu histórico de acertos ao investir, lançou há um mês uma série de 9 vídeos curtos sobre risco. Vale muito a pena ver. Para Marks, tão importante quanto a rentabilidade ou o retorno de uma aplicação é o risco associado. Único ‘porém’, vídeo e legenda em inglês.
Esta mensagem foi enviada para 907blog001.teia@blogger.com porque você se cadastrou para receber nossos e-mails. Para cancelar seu cadastro ou mudar suas preferências, acesse a central.
A Inteligência Financeira é propriedade do Itaú Unibanco, e estamos localizados na Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha, número 100, Torre Alfredo Egydio - 7o andar, São Paulo/SP, 04344-902B, Brasil.