Dados operacionais ganham ainda mais importância nesta fase de definição do sucessor de Bartolomeo
Terça-feira, 16 de Julho de 2024Tempo de leitura: 05 minutos
Bom dia, Investidor!
Suno Call
Resumo do Editor
Investidores acompanham hoje a divulgação dos dados operacionais da Vale no segundo trimestre – espera-se que a produção tenha crescido. Os números da empresa sempre recebem atenção do mercado, mas ganham mais destaque neste momento em que se discute quem será o sucessor de Bartolomeo na presidência da maior mineradora brasileira e os rumos das negociações das indenizações pelo acidente de Mariana (MG). Pesa também a volatilidade dos preços de minério de ferro na China. Os rumos dos juros no Brasil e nos Estados Unidos continuam no radar e, no mercado doméstico, investidores monitoram a fala do diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, em evento hoje. Nos Estados Unidos, serão divulgadas as vendas do varejo em junho. Às 8h44, S&P 500 subia 0,49%, Dow Jones ganhava 0,06%, e Nasdaq avançava 0,16%. Na Europa, as bolsas caíam às 8:31, refletindo a piora do indicador de sentimento da indústria alemã.
🕐 5 minutos para você se preparar para a abertura da bolsa.
🔓 CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES 🔓
Habilidade e sorte
Muitos investidores ponderam sobre como a habilidade e a sorte influenciam nos resultados dos investimentos. No Suno Call de hoje, vamos abordar essa questão de forma mais aprofundada. Esperamos que nossa discussão ilumine sua trajetória como investidor.
A sorte é um fenômeno caracterizado por eventos aleatórios e imprevisíveis que afetam indivíduos ou grupos, podendo ser tanto favoráveis quanto desfavoráveis e escapando do controle humano. Embora alguém possa experimentar momentos de sorte, como ganhar várias vezes seguidas em um jogo, isso não implica necessariamente habilidade no jogo em questão.
Por outro lado, a habilidade se refere à capacidade de uma pessoa utilizar eficaz e prontamente seu conhecimento na execução ou realização de uma tarefa...
Em meio ao processo de sucessão de Bartolomeo e de oscilações do minério, Vale informa prévia operacional do segundo trimestre
A Vale – maior mineradora brasileira e empresa com mais peso no Ibovespa – divulga sua prévia operacional referente ao segundo trimestre nesta terça-feira. Há expectativa de aumento do volume produzido tanto na comparação anual quanto em relação ao primeiro trimestre. A meta de produção da Vale para o acumulado do ano é de 310 milhões de toneladas a 320 milhões de toneladas.
Os dados de produção da companhia, sempre acompanhados com lupa por investidores, ganham ainda mais importância diante das oscilações do preço do minério na China, maior consumidora mundial da commodity, do processo de sucessão de Eduardo Bartolomeo no cargo de presidente, e das negociações do acordo referente ao desastre de Mariana (MG).
Nesta terça-feira, a tonelada do minério de ferro caiu 0,96%, para US$ 113,50. Os preços da commodity têm acompanhado as expectativas de demanda chinesa, diretamente afetada pela presença ou ausência de estímulos de Pequim às atividades da segunda maior economia do mundo.
No Brasil, a Indústrias Romi dá largada à temporada de divulgação de balanços do segundo trimestre.
O mercado acompanha também as falas do diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, em evento em Anápolis (GO). Galípolo é o nome mais cotado para substituir Roberto Campos Neto à frente da autarquia e, neste mês, atua como presidente interino por conta das férias do dirigente.
O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB) de maio sai nesta manhã. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) – considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB) avançou 0,25%, em maio, na comparação com abril, ou seja, abaixo do que era esperado.
Nos Estados Unidos, serão divulgadas as vendas do varejo em junho. A fala do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, de que esperar que a inflação alcance a meta de 2% ao ano para dar início aos cortes de juros pode ter um efeito negativo para a economia levou o mercado a reforçar suas apostas de começo da flexibilização monetária em setembro.
Na agenda de balanços, estão previstos os resultados do Morgan Stanley e do Bank of America (BofA).
Às 8h44, S&P 500 subia 0,49%, Dow Jones ganhava 0,06%, e Nasdaq avançava 0,16%.
Na Europa, as bolsas caíam às 8:31, refletindo a piora do indicador de sentimento da indústria alemã. CAC 40 (Paris) perdia 0,83%, Euro Stoxx 600 registrava baixa de 0,51%, DAX (Frankfurt) tinha queda de 0,57%, e FTSE 100 (Londres) recuava 0,44%.
A maior parte das bolsas asiáticas registrou valorização hoje. Xangai teve leve alta de 0,08%, Nikkei subiu 0,20% e Kospi teve elevação de 0,18%. Por outro lado, Hang Seng perdeu 1,60%.
Ibovespa tem 11ª valorização consecutiva
O Ibovespa fechou o pregão de ontem com valorização de 0,33%, retornando ao patamar de 129.321 pontos. Foi a décima-primeira sessão com alta consecutiva.
A expectativa de que o Fed comece a flexibilizar, neste ano, a política monetária americana tem contribuído para os ganhos do principal indicador da B3.
Em Wall Street, a semana começou com elevações: S&P 500 avançou 0,28%, Dow Jones subiu 0,53%, e Nasdaq valorizou 0,40%.
Ontem, foi dia também de alta do dólar, que teve incremento de 0,36%, para R$ 5,4451.
Direitos minerários: Debate sobre as regras que regem a mineração no país voltarão à agenda quando a sucessão para presidente da Vale for resolvida. Entenda.
Acordo entre Azul e Gol: Cade instaura procedimento para apurar parceria de cooperação comercial entre empresas, que anunciaram acordo para conectar malhas; acordo levantou dúvidas no órgão sobre a necessidade de notificação prévia da operação. Leia mais.
Fusão entre Arezzo e Soma: Hering absorve produção de marcas e planeja megalojas; embora processo de união dos grupos esteja no início, algumas ações buscando sinergia já foram adotadas. Saiba mais.
Quem é o novo sócio da Americanas? Conheça o fã de Lemann e da 3G que comprou 12,5% das ações e está atrás apenas de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, trio que detém 30,12% do capital da varejista. Leia mais.
Comercialização de eletro: Venda da indústria às lojas bate recorde no ano; recuo dos juros e base de comparação fraca explica alta de 20% em eletrônico e de 16% em eletrodoméstico até junho. Entenda.
Gostou desta edição? Envie seu feedback respondendo este e-mail e encaminhe para um amigo se inscrever também.
Até amanhã, às 09h20!
Produzir um conteúdo altamente satisfatório não é fácil, e por isso, a gente investe muito em tempo, em pessoas e em conteúdos para trazer as principais notícias do dia. Nossa newsletter é enviada sempre às 09h20, para que você comece o dia bem informado sobre tudo o que acontece com o mundo dos negócios.
Marque a gente como "remetente confiável" e sempre ficaremos na sua caixa de entrada favorita <3