Portal da Mulher

Espere o resultado da busca para ter acesso ao conteúdo desejado
Demora um pouco, mas você terá acesso aos melhores pratos e dicas de saude!

Portal da Mulher

Link to Portal da Mulher

Saiba como o BCAA auxilia no ganho de massa muscular

Posted: 21 Oct 2018 04:50 PM PDT



O BCAAé uma sigla em inglês para o termo "Branched Chain Amino Acids", ou aminoácidos de cadeia ramificada, em português. Mas o que significa isso? Os aminoácidos são moléculas com estruturas específicas, também presentes nas fibras musculares. Quando se ligam, dão origem às proteínas, um dos principais nutrientes para o corpo humano. Os aminoácidos que compõem o BCAA são leucina, isoleucina e valina, todos eles na categoria de essenciais – ou seja, precisam ser adquiridos por meio de alimentação ou suplementação.

Muitos praticantes de academia utilizam o suplemento para evitar a perda ou aumentar o ganho de massa muscular. Estudos comprovaram que o BCAA aumenta a tolerância ao esforço físico, fator que pode ser influenciado por questões ambientais, condicionamento físico, tipo de exercício e nutrição. Além disso, ele promove a síntese de proteínas musculares e reduz a fadiga ocasionada pelas microlesões durante o exercício.

Com todos esses benefícios, o suplemento é visto como uma forma de voltar rapidamente para as atividades físicas diárias, além de reduzir as dores musculares. Por isso, o suplemento é usado tanto no pré como no pós-treino. O BCAA também é consumido por praticantes de exercícios de longa distância, como maratonas. Nesse caso, o desgaste provocado pelo esforço físico pode comprometer o funcionamento do sistema imune. O suplemento também foi associado com a recuperação do sistema imunológico e de uma recuperação mais rápida, o que pode fortalecer as defesas criadas pelo organismo.

Apesar de todos esses pontos positivos, cabe uma ponderação. É verdade que o BCAA aumenta a síntese proteica, mas isso não significa, automaticamente, que seja melhor usar suplementação em vez dos alimentos ricos em aminoácidos. No geral, o recomendado é nunca substituir a sua dieta alimentar por suplementos, e sim utilizá-los para objetivos específicos e em conjunto com uma alimentação balanceada.

O nutricionista é o principal profissional para ajudar você com essas decisões. Ele será capaz de analisar o seu estilo de vida, os alimentos que consome e os níveis de proteínas, vitaminas, minerais, carboidratos e gorduras presentes no seu organismo. A partir desses e de outros fatores, o especialista indicará um plano alimentar adequado para suas necessidades, seja um treino de alto rendimento ou uma prática moderada de atividades físicas.

Propaganda