Viviendo en el México Mágico!

Espere o resultado da busca para ter acesso ao conteúdo desejado
Demora um pouco, mas você terá acesso aos melhores pratos e dicas de saude!

Viviendo en el México Mágico!


Seguros Médicos de GASTOS MAIORES

Posted: 06 Jun 2018 11:51 AM PDT


Pessoal, logo no começo da aventura da Mel no México, ela falou um pouco sobre como funciona o sistema de saúde do Mexico.Especial-saude-1-parte-como-funciona 






O objetivo desse post é dar algumas dicas práticas de como utilizar o Seguro de Gastos Maiores. Como a Mel mesma já explicou, funciona como um seguro, você usa e paga uma franquia por uso, e para poder usar precisar abrir um SINISTRO, nesse caso, de acidente ou enfermidade, segue um pouco de como funciona isso na prática.







Caso de doenças diagnosticadas em consultas:

Você vai pagar suas consultas e exames preventivos ou de diagnostico. Se for detectada alguma doença, o médico (não precisa ter vergonha de pedir, eles estão acostumados a essa burocracia) tem que preencher 2 formulários que você deve pedir ao broker de seguro (segue o modelo dos meus):





Informação importante: MESMO que seu seguro tenha apólice de cobertura de doenças prévias, se você colocar no histórico médico que os sintomas aparecem ANTES da vigência do plano de saúde, o convênio vai usar isso contra você, vai pedir todos os históricos e apólices anteriores, mesmo que não haja um diagnóstico anterior (que no meu caso, foi uma apólice coletiva de empresa onde trabalhou antes, não haverá acesso já que o titular da apólice é o empregador anterior), se você não tinha cobertura de apólice ou não pode comprovar a titularidade da apólice anterior corre o risco de ficar no limbo e nunca ter seu trámite de reembolso liberado.

Uma vez que tenha os documentos em mãos, deve anexar TODOS seus comprovantes de consultas, exames, provas de laboratório e medicamentos. O Seguro abrirá o sinistro, descontará o valor da franquia inicial e a partir daí você começa a receber o reembolso de seus gastos. Ou seja, se você tem uma gastrite, vai ter que ir no médico, desembolsar uma boa grana em uma endoscopia por exemplo, para só depois, SE confirmado um diagnóstico, com apresentação de exames, vai receber. Essa é a razão pela qual o tratamento preventivo no México é muito falho, os médicos pedem muito menos exames porque sabem que é um gasto grande que nem todos podem pagar.

Mas considerando uma doença crônica ou que requeira tratamento, cirurgias e acompanhamentos é uma mao na roda. Meu filho teve um refluxo severo da bexiga aos rins, após muitos tratamentos infrutíferos em hospitais menores, inclusive com internação por nefrite aguda, fomos em um EXCELENTE hospital e tivemos acesso  TODOS exames de 1º mundo e TODO o tratamento, de 3 anos, incluindo exames bianuais de acompanhamento, foram cobertos pelo seguro médico. Em um total entre cirurgias e tratamentos já foi quase 900 mil pesos e meu único gasto foi o valor da franquia e a diferença de tabulador dos médicos que escolhi (foi a equipe médica de confiança do urologista renomado que cobra mais que a tabela do seguro, por opção minha)







Caso de Emergências:



Consideremos que você passou mal e foi parar em um hospital. 






Dica número um: Saiba antes quais são os BONS HOSPITAIS DA SUA REGIÃO. Descubra se hospital e médicos que te atendam aceitam o tabulador do seguro, em uma internação grave, me foi cobrado 30 mil pesos de co-seguro, quando questionei, me disseram que foi porque os médicos não eram conveniados ao seguro (quando pedi a eles que aceitassem o tabulador do seguro e paguei a diferença do valor que receberam, a conta desapareceu, lembrando que eu teria que pagar de toda forma, porque o seguro não pagou nem um centavo a mais a eles por me cobrar o co-seguro). Detalhe, foi uma internação de 12 dias, em nenhum momento o seguro se comunicou comigo sobre o assunto.

Dica número 2: Uma vez no hospital peca TODOS os exames possíveis, que sejam compatíveis ao diagnóstico (não adianta pedir uma ressonância do cérebro para uma gastroenterites), porque ao entrar como urgência o hospital paga como se fosse um acidente, descontando naturalmente o valor de franquia. Aqui vem a importância de ter acesso a um hospital BOM. Hospitais regionais têm menor infraestrutura, via de regra (com exceções) os melhores médicos estão nas torres de consultórios dos melhores hospitais, então se tiver que correr para uma emergência vai para um BOM hospital, ainda que seja mais distante, especialmente em caso de gestante e crianças que podem ter complicações.

Tenha um amigo ou familiar ao pendente de todas as questões com o seguro, normalmente tem uma área na recepção dedicada a isso, durante o tempo de internação, para que não haja surpresas na conta final, certifique-se de que o broker está fazendo tudo que for possível para garantir que tudo seja coberto, porque muitas vezes (especialmente se for uma apólice coletiva) eles trabalham mais pela seguradora que pelo paciente.

Via de regra, os seguros só registram a urgência como reembolsável após uma internação de 24h, isso significa que as vezes uma desidratação causada por virose, que poderia ser curada com 4h de soro viram 24h ou 36h de internação, a única vantagem é poder ter acesso aos exames sem pagar um preventivo.

Valor de Apólice:Observem que no exemplo que dei a vocês gastei quase 1 milhão de pesos em uma doença apenas. Nunca precisamos usar UTI, não houve complicações, foram 2 cirurgias pequenas e 1 grande, de um problema relativamente simples e controlável. Diferente de um tumor, câncer, acidente motor grave. As empresas costumam oferecer uma apólice menor em uma apólice coletiva empresarial, e pagando uma diferença anual você aumenta o valor da sua apólice. Aqui é uma opção pessoal, mas há que ter em mente que uma semana em uma boa UTI consome toda sua disponibilidade de uso de uma apólice padrão de 1 milhão de pesos.

Valor de Franquia: As apólices coletivas tem valores de franquia que variam entre 2 e 5 mil pesos, no caso das apólices particulares esse valor geralmente supera os 10 mil pesos.

Daí se percebe como a saúde aqui é um tema complicado e caro. Há que ter uma reserva financeira para contratempos em saúde, um bom médico que saiba fazer um bom diagnostico sem necessidade de muitos exames invasivos e caros, que te atenda por telefone e Whatsapp vale OURO, ou ao menos muitos pesos economizados.  Acesso a um bom hospital pode favorecer o diagnostico preciso e economizar tempo e dinheiro. Um BOM broker pode furar a burocracia dos seguros de saúde.

Tenha tudo isso em mente quando fizer suas escolhas em relação ao tema, busque referencias de pessoas que vivem isso e se vier através de uma empresa ao Mexico, um item fundamental de negociação é exigir do RH apoio nesse sentido, sabendo como funciona o sistema.



Escrito por:




Fabiana Giannotti, brasileira radicada no México desde 2008.. Blogueira, Escritora, Fotografa, Assessora a expatriados. Me considero afortunada por viver no México, aprender a respeitar e conhecer essa bela cultura. Conhecer, adaptar-se, aprender, mudar, acostumar, respeitar, amar o diferente são algumas coisas que descobri nos últimos anos, além do fato que, por mais perfeito que seja o plano tudo pode mudar de repente...



E-book, livro digital – Venda direta: fabiana.giannotti@yahoo.com.br

Serviço Personalizado de Assessoria para mudança ao México





Propaganda