pessoaypessoa

pessoaypessoa


Serviço Educativo da exposição - Nonada.

Posted: 29 Apr 2018 09:30 AM PDT



APRESENTAÇÃO

Um estudo realizado na cidade de Nova Iorque constatou que o acesso à instituições culturais pode contribuir para a elevação da sensação de bem-estar social entre pessoas com uma renda mais baixa e que residem em áreas periféricas aos grandes centros. Isso porque esse acesso garante a elas experiências das quais, muito provavelmente, estariam privadas devido à sua condição financeira.
Não que esse acesso seja a causa dessa sensação de uma melhor qualidade de vida, mas ele é, sem dúvida, um componente fundamental para a sua promoção. O bem-estar de um indivíduo depende de sua habilidade de construir uma identidade própria. Como somos seres sociais, é por meio de nossa relação com o outro, que se dá essa construção.

O eu é sempre, antes de tudo, um nós; de modo que quanto maior for a qualidade desse envolvimento com sua comunidade, maiores as chances de o indivíduo satisfazer suas necessidades pessoais e garantir uma sensação de bem-estar.

É justamente isso que as atividades culturais promovem: uma maior e melhor conexão entre as pessoas. Ao estimular a comunicação entre elas, incitar a sua intuição e desafiar as suas percepções, a cultura dá ao indivíduo a oportunidade de concretizar suas necessidades de criação, expressão e reflexão.
Com isso, a cultura não apenas contribui para o crescimento pessoal, mas, sobretudo, consolida os laços de comunidade. Cultura é, fundamentalmente, uma atividade plástica, que, por meio de suas obras, age no tecido social, transformando vidas.
Nesse sentido, foram pensadas uma série de ações, que serão realizadas durante o período da exposição, voltadas, sobretudo, para estudantes da rede pública de ensino e pessoas assistidas por programas da Secretaria de Educação, da Sec. da Mulher e dos Direitos Humanos, da Sec. de Assistência e Desenvolvimento Social, da Sec. de Estado de Ressocialização e Inclusão Social.


1. ENCONTRO – Nonada.
     
2. AGENDAMENTO

Complexo Teatro Deodoro (Maceió, AL)

Telefone
(82) 98884-6885

E-mail
escolasditeal@gmail.com





























Encontro - Nonada.

Posted: 29 Apr 2018 08:18 AM PDT



O encontro pretende apresentar diferentes perspectivas da exposição - Nonada., da artista Juliana Pessoa, que ocorrerá no Complexo Teatro Deodoro, em Maceió, discutindo tanto os fenômenos históricos, quanto as manifestações artísticas que motivaram a produção dos trabalhos. Nesse sentido, participarão do evento a professora Célia Nonata da Silva, a artista e produtora cultural Alice Barros, os professores Pedro Lima Vasconcelos e Fernando Mendes Pessoa e a artista Juliana Pessoa.   

PÚBLICO-ALVO

Professores e professoras da rede pública de ensino, profissionais ligados aos direitos humanos e assistência social, pessoas  interessadas pelo tema, leigas e especialistas.

QUANDO
12 de maio10:30 às 16:00.
ONDE
INFORMAÇÕES
82 3315 5656

ENTRADA  GRATUITA 

PROGRAMAÇÃO

10h30min às 12h
Mesa 1 - SERTÃO: A TERRA, O HOMEM, A LUTA 

Uma reflexão sobre os principais fenômenos históricos que motivaram a produção dessa exposição: o massacre de Belo Monte e o ciclo do cangaço.
PALESTRANTES
Professora Célia Nonata da Silva 
(UFAL)
Professor Pedro Lima Vasconcelos
(UFAL)

13h às 14h
Mesa 2 - SERTÃO: EM PALAVRAS E IMAGENS

Uma discussão sobre o imaginário do sertão e do sertanejo.  E apresentação do eixo curatorial da exposição.
PALESTRANTES
Alice Barros
(artista, poeta e arte-educadora)
Juliana Pessoa
(artista plástica)

15h
VISITA MEDIADA PARA O PÚBLICO


SOBRE OS PALESTRANTES


Possui graduação e mestrado em História, e doutorado em História das Culturas Políticas, todos pela UFMG. Atualmente é professora do curso de História da UFAL, onde coordenou o curso de Pós Graduação LATU SENSU "História Social do Poder". Atuou como pesquisadora do NEAD/IICA com o Projeto "O Pensamento Católico e a Questão Agrária" (2006). É membro do conselho editorial da Revista Sertões (UERN). Coordena o Grupo de Pesquisa: História Social do Crime em parceria com o Centro de Culturalle Dante Alighieri e a Secretaria de Defesa Social de Alagoas - SEDS. Em 2017, lançou o livro DISCERE CRIMINUM: Crime, violência e poder.



Possui Mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, Doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP, Livre-docência em Ciências da Religião pela mesma universidade e Pós-Doutorado em História pela UNICAMP.

É professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFAL. Entre suas obras destacam-se O Belo Monte de Antonio Conselheiro: uma invenção "biblada" (Edufal, Maceió, 2015), e Antonio Conselheiro por ele mesmo Realizações, São Paulo, 2017), trabalho em que transcreve e analisa manuscrito produzido pelo líder do Belo Monte.


Possui graduação em Arte-educação pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes/DF, e em Licenciatura Plena em Artes Plásticas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió​, bem como cursou Antropologia Audiovisual no Instituto de Ciências Sociais da UFAL. É poeta, artista visual, arte educadora e produtora cultural. Como arte-educadora, desenvolve oficinas e palestras nas redes pública e privada de ensino. Como produtora cultural, desenvolve projetos, pesquisas, curadorias e montagens de exposições. Participou de exposições em Brasília e Maceió, dentre elas: "Antropomorfia – À Sombra dos Orixás", no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Alagoas,



Possui graduação em Artes e mestrado em Filosofia, ambos pela UFES. Em 2017, participou do curso Procedência e Propriedade, ministrado peloprofessor Charles Watson. Atuou como professora no curso de Filosofia,  EAD, da UFES. E também foi mediadora nos serviços educativos do Museu Vale e da Casa Fiat de Cultura realizou diversas exposições coletivas e individuais, dentre elas, oba: entre deuses e homens, no Museu Capixaba do Negro, onde também organizou o seminário Nagôs e bantus: entre deuses e homens. Em 2018, foi selecionada para expor na Semana da Cultura Brasileira, que ocorrerá em outubro, na cidade de Sófia, Bulgária; e na galeria de arte da UFF, em dezembroAtualmente é representada pela Galeria





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...