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Como é viajar no A380, o maior avião do mundo!

Posted: 16 Nov 2017 09:33 AM PST

Na viagem para Dubai eu voei (ida e volta) com o A380 da Emirates, o maior avião de passageiros do mundo, que possui dois andares e capacidade para 525 pessoas em uma configuração de três classes (1ª Classe, Classe Executiva e Classe Econômica). 

A380 da Emirates
Foto Emirates

Se houvesse apenas a classe econômica, a capacidade subiria para até 853 pessoas. É muita gente num único avião!!!!  Mas como a Emirates oferece maior espaço entre as poltronas, o total de assentos nas 3 classes é de 489.

A380 da Emirates
 Aeroporto de Dubai e minha visão do A380,

O avião é enorme, gigantesco, tanto que eu nem tive acesso a vê-lo por inteiro. Só consegui ver uma parte e de longe, através do vidro do protão de embarque e depois, entrei pelo finger. Então isso foi o máximo que eu puder ver do A380.

A380 da Emirates
A380 da Emirates
Aeroporto de Guarulhos e muito cansaço, depois de quase 15h de voo.

Na parte externa da aeronave, como todas as outras da Emirates, existem  3 câmeras que a gente pode monitorar pela tela em frente e ter uma ideia do que está acontecendo em volta.

A380 da Emirates
 A380 visto através da câmera posicionada na cauda da aeronave.

A380 da Emirates
Na tela da poltrona podíamos escolher quais das 3 câmeras queríamos acompanhar

Eu viajei na classe econômica, que fica no primeiro andar da aeronave. A 1ª Classe e a Classe Executiva ficam no andar superior, mas nós, simples mortais que recebem em reais, não temos acesso, nem para dar uma espiadinha.

A380 da Emirates
A Emirates já opera com o A380 há 9 anos

Quanto ao espaço entre as poltronas, posso dizer que não percebi diferença do outro avião da Emirates, um Boing 777-300, ou seja, é igualmente bem espaçoso. E os aviões da Emirates são os que tem maior espaço na classe econômica que eu já viajei até hoje. Dá para espichar as pernas tranquilamente. Mas tem lugares ainda mais espaçosos na econômica, porém, paga-se de R$ 106,00 a mais de R$ 400,00 por eles. 

A380 da Emirates
Mapa de assentos do A380 (clique para ampliar)

Para marcar os assentos sem pagar nada por eles, a Classe Econômica libera apenas 48h antes do check in.Não consegui fazer online, então, para garantir, fiz minha reserva por telefone, mas não consegui um bom lugar. Mas não fiz o check-in online, então, pude mudar o assento na hora, no balcão da companhia.

A380 da Emirates
Detalhes dos assentos:  nº de poltronas  por classe e espaço

Os assentos marcados em verde como melhores, nem acho tão bons assim, fora que estes deve ser cobrado à parte pela escolha. No meu ponto de vista, os melhores são os marcados em amarelo, que além de ótimos, não se paga nada mais por eles.

Então, primeira dica: não faça check-in antecipado se você quer alterar sua poltrona. Depois do check-in feito, não é possível alterar.

A380 da Emirates
Tabela dos assentos (bons ou ruins)

Qual é o melhor lugar para reservar no A380?
Esta aeronave possui 4 divisões na classe econômica e no voo da ida eu fiquei no melhor lugar da classe econômica, pois o atendente em GRU foi muito atencioso. A primeira parte vai até o assento 50 e eu fiquei no 50A (janela, lado esquerdo da aeronave), ou seja, na última fila, sem ninguém para cutucar ou bater os pés atrás de mim.
Então, afirmo que a fila 50 é a melhor, mas apenas os assentos das filas de 3 poltronas. A fila de 4 poltronas não é tão bom assim, mas confira no mapa da aeronave para saber, pois depende da preferência de cada um.

*Melhores poltronas, no meu ponto de vista: 50A, 50B, 50C e 50H, 50J e 50K.

A380 da Emirates
Já confortavelmente instalada na poltrona 50A, primeira parte do A380

Se no voo de ida eu sentei na primeira parte do avião (foto acima), que eu apelidei de 1ª Classe da Classe Econômica, na volta, a atendente em Dubai não fez o menor esforço nenhum para nos acomodar (eu e minhas irmãs) melhor e nos colocou na fila 81, na quarta e última parte do A380. A poltrona não era ruim, nem posso reclamar, mas a localização era lá no "fundão", onde tudo era demorado e mais bagunçado (foto abaixo).

A380 da Emirates
Assento 81A (voo da volta), que não era ruim, mas era no fundão. 

A380 da Emirates
A380 Emirates - Primeira das 4 divisões da classe econômica

A cabine está iluminada e movimentada porque os passageiros ainda estão se acomodando para o voo, de São Paulo para Dubai.

A380 da Emirates
A380 Emirates - Quarta e última divisão da aeronave

Passageiros dormindo durante o voo e comissários arrumando a bagunça pós refeições.

A380 da Emirates

Telas individuais com centenas de opções de filmes, séries, músicas e logo abaixo, controle remoto, entrada USB e tomada para carregar eletrônicos, celular, tablets, etc.

Wifi a bordo: na classe econômica tínhamos 2 megas e duas horas de uso free. Querendo mais tempo, as tarifas começavam em US$ 9,90.

A cada voo, uma necessaire diferente

Cada passageiro, além de um travesseirinho, fones de ouvido e cobertor (estes apenas cedidos durante o voo), recebia de presente, uma necessaire com meias, tapa olho, tapa ouvidos, escova e pasta de dente.

A380 da Emirates

Recebemos estas etiquetas para colar no assento, se queremos ser acordados ou não para as refeições. Claro, acordada para todas, hahaha...

A380 da Emirates
Menu voo de ida São Paulo (GRU) x Dubai (DXB)

No bolsão da poltrona em frente tinha o Menu (em árabe e inglês), sempre com duas opções de refeições, onde variava apenas o tipo de carne (frango ou cordeiro).

A380 da Emirates
Uma das refeições

São servidas 2 grande refeições e dois lanches durante o voo, mas para quem sentir uma fominha entre elas, tinha frutas (maçã, peras e bananas) e chocolates à vontade. Isso no voo da ida, que foi na primeira parte do avião. 

A380 da Emirates

No voo da volta, onde eu sentei na última parte, nem consegui ver sinal dos lanches extras, era tudo (escondido) controlado. Mas eu pedi uns chocolates e a aeromoça prontamente me atendeu. Dei uma volta até a parte dianteira, onde sentei no voo de ida e lá estava tudo à disposição dos passageiros, ou seja, o pessoal do fundão era mais faminto ou mais discriminado, hahaha...

A380 da Emirates
Sobrevoando Dubai

A380 da Emirates
Aeroporto de Dubai

E como é voar no maior avião do mundo?
Sobre o voo em si, não percebi nenhuma diferença entre voar no A380-800 e no B777-300, da Emirates. Nem no voo, nem no espaço entre os assentos, tudo praticamente igual. Só muda a quantidade de passageiros. E por mais assustador que possa parecer voar com 500 pessoas à bordo, tudo funciona igual, até a demora no recolhimento da bagagem (que foi rápido). Tudo muito organizado.

A380 da Emirates
Esteira no aeroporto de Dubai

A380 da Emirates
E uma alegria imensurável quando a mala chega!

E para finalizar, o que todo mundo me pergunta: quanto custa uma passagem para Dubai?
Isso depende do período e do local de origem. Mas vou considerar São Paulo (A380-800) e Rio de Janeiro (B777-300). O preço médio hoje, ida e volta, está entre R$ 4.800 e R$ 5.200, variando conforme o dia. E tem mais o voo de sua cidade até lá. Eu sugiro que você fique de olho nas promoções da Emirates, pois são bem vantajosas, dá para economizar cerca de R$ 1.000.

Então, gostou das minhas dicas? Ficou alguma dúvida?

Beijos,
Ana Maria

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